Volvo testa caminhões pesados movidos a eletricidade na Europa

Volvo testa caminhões pesados movidos a eletricidade na Europa

Veículos voltados para a construção civil estão em testes na Suécia e são dos modelos FM e FMX, movidos a bateria

Fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) celebra 20 anos de história
Mais um caminhão Iveco milionário em quilometragem
DAF elétrico com chassi rígido segue em testes na Holanda

A Volvo iniciou uma nova fase em seu projeto de eletrificação dos caminhões. Lá na Europa, mais especificamente na Suécia, a empresa anunciou o início dos testes dos caminhões FM e FMX movidos a eletricidade e alimentados por bateria nas aplicações da construção civil.

Testes reais

Os testes serão operados pela Swerock, um grande fornecedor sueco de materiais e serviços para a construção civil na região. Uma das estrelas dos testes elétricos é o Volvo FM equipado com betoneira, que ficará a cargo das entregas de concreto.

O guindastes para intervenções em grandes obras e construções está sob a responsabilidade do Volvo FMX elétrico. Os caminhões vão trabalhar nas condições reais da Swrock e serão avaliados em diversos parâmetros.

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. Isso se aplica também para caminhões elétricos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.

Avaliações

Os testes, segundo a Volvo, vão avaliar o papel dos elétricos no aumento da eficiência e na redução dos impactos ambientais dos caminhões neste tipo de aplicação. Além disso, vão registrar a redução de ruído e suas consequências. Todas as operações estão sendo digitalmente monitoradas e acompanhadas.

A Volvo acredita que o uso destes caminhões pesados elétricos vai trazer ganhos para uma operação mais limpa, silenciosa e segura os canteiros de obra, além de trazer mais conforto para o motorista.

“Estes testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia-a-dia, considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks. “Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, assegura.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS