Volvo apresenta caminhão betoneira mais leve do Brasil

Volvo apresenta caminhão betoneira mais leve do Brasil

Modelo VM 270 Light Mixer 8x4 tem eixo direcional adicional de fábrica e é 900 kg mais leve do que a versão anterior

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A Volvo está atenta aos movimentos dos mais variados segmentos de caminhões. Com sucesso e liderança nos extrapesados, principalmente para cargas gerais e graneis da indústria e o agronegócio, com seus caminhões da família FH.

Nos segmentos de caminhões vocacionais, a marca também tem bom desempenho de vendas e, por isso, tem grande atenção com os clientes que fazem este tipo de operação. Na betoneira, essencial para a construção civil e pesada, um setor da economia que ensaia uma retomada e um viés de crescimento a Volvo acaba de trazer uma novidade.

Chegou ao mercado o Volvo VM 270 8×4 Light Mixer. De acordo com a fabricante, este caminhão é um esforço de engenharia e projeto para transformá-lo no mais leve de sua categoria em todo o mercado, assim como outros fabricantes já trabalharam para fazer.

Um ganho de quase uma tonelada

Na Volvo, a fabricação do novo caminhão da família VM traz algumas diferenças. Elas começam pela matéria-prima. Este modelo utiliza chapas de aço LNE 60, uma exclusividade da Volvo. De acordo com a fabricante, este material permite que o caminhão seja construído com chapas mais finas e mais resistentes, trazendo leveza para o veículo. Além disso, o caminhão traz a transmissão manual de nove marchas, que é mais leve do que a transmissão automatizada I-Shift de 10 velocidades. Esta versão do VM traz uma nona marcha “crawler”, para arrancadas difíceis, em que é necessário ter o máximo torque do motor. Falando em motor, esta versão do VM traz o tradicional motor de 270 cavalos de potência, fabricado pela MWM. Um propulsor consagrado, que traz equilíbrio entre eficiência, leveza e força.

O implemento, a betoneira, que tem projeto e fabricação da Liebherr, parceira da Volvo, também é mais leve. O resultado de tudo isso é um conjunto com tara final 900 quilos mais leve do que a versão do VM betoneira 8×4 anterior. O Light Mixer tem tara de 7.920 kg, contra 8.820 km do caminhão antigo.

A tara total do conjunto, somando o caminhão e a betoneira da Liebherr, teve uma redução de 2.500 kg e ficou em 11.650 kg, o que, segundo a Volvo, possibilita transportar até um metro cúbico a mais de concreto, cumprindo a Lei da Balança.

“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

Quarto eixo e cabine

O novo Volvo VM para o mercado de betoneira tem quarto eixo direcional feito e instalado na fábrica, com garantia Volvo. Eles contam que projetaram um quarto eixo de verdade, que ajuda a diminuir o arraste dos pneus e para melhorar a possibilidade de manobra do caminhão em raios curtos. Ele tem sistema de suspensor opcional.

Na cabine, algumas características são importantes: o caminhão tem cabine curta que foi projetada pela Volvo sob o conceito de célula de sobrevivência, aumentando a segurança dos ocupantes em caso de acidentes. A cabine tem ampla área de vidro, para melhor visão do motorista e para ajudar em manobras em canteiros com espaço reduzido. O caminhão vem com banco do motorista e de ajudante, mas existe a opção de instalar um banco de passageiros para dois ocupantes.

O novo VM 270 8×4 Light Mixer tem para-choque de aço, faróis com luzes diurnas em LED e reforço nas estruturas de cabine.

Preço e entrega

A Volvo informou que o novo caminhão, por trazer novas tecnologias e materiais, tem preço até 20% maior do que a sua versão anterior. De acordo com a fabricante, as encomendas do caminhão estão abertas e eles já contam com o modelo em pronta entrega. Existem vendas realizadas para alguns frotistas.

O preço de entrada, segundo a Volvo, é de R$ 385.000,00 e depende da região e das condições de negociação com a concessionária. Este preço não inclui os opcionais, como ar-condicionado, suspensor do quarto eixo, rodas de alumínio e escape lateral.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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