Mack Trucks vai começar a fabricar caminhões elétricos para coleta de lixo em 2021 nos EUA

Mack Trucks vai começar a fabricar caminhões elétricos para coleta de lixo em 2021 nos EUA

Empresa tem tradição de mais de um século no segmento de coleta de resíduos e prepara a produção em linha de seu modelo que emite zero poluição

JAC Motors traz para o Brasil seu caminhão urbano 100% elétrico
Delivery elétrico completa dois anos e 35 mil km de testes
VW Caminhões vai fabricar 100 Delivery elétricos para a Ambev no Brasil

A Mack Trucks, que faz parte do Grupo Volvo, é uma marca de caminhões de grande tradição nos Estados Unidos e Canadá. Famosa por sua liderança no mercado de coleta de lixo e resíduos, a marca tem mais de 100 anos de tradição neste mercado.

Agora, a fabricante quer que seus caminhões de coleta de lixo emitam zero poluentes e não façam mais barulho. Para isso, eles projetaram o Mack LR Electric, modelo que conta com motor 100% elétrico equipado com transmissão Mack elétrica integrada criada pela empresa.

“A liderança de Mack no segmento de lixo vem de mais de um século, e temos o prazer de construir essa herança hoje, anunciando a comercialização do modelo LR Electric”, disse Martin Weissburg, presidente da Mack Trucks. “Este caminhão limpo, silencioso e potente demonstra o melhor da inovação Mack e de nosso pessoal, e eu não poderia estar mais orgulhoso de anunciar nossos planos para construí-lo.”

Caminhão forte

O Mack LR Electric tem operação silenciosa, fácil manutenção e é indicado para as operações urbanas, públicas e empresariais. Ele foi apresentado em protótipo em 2018 e traz um trem de força com dois motores elétricos que, somados, chegam a uma potência de 496 cavalos. A combinação dos dois motores é feita pelo sistema de transmissão da Mack de duas velocidades, automático, modelo LR Electric.

O caminhão tem sistema de frenagem regenerativa, que recarrega as baterias quando faz as centenas de paradas que os caminhões de lixo fazem todos os dias. Ele funciona com quatro baterias de íon-lítio NMC, que alimentam o motor para movimentar o caminhão e também todos os sistemas e acessórios a bordo.

O modo regenerativo é inteligente e conta com uma central eletrônica que detecta a carga do caminhão. O caminhão começa o dia vazio e vai agregando peso ao longo do seu trabalho. A cada estágio da operação, o sistema de regeneração de energia aciona um modo de frenagem, conforme o peso do caminhão.

Marca inconfundível

Em homenagem ao seu pedigree exclusivo e linha de transmissão totalmente elétrica, os modelos LR Electric trazem um Bulldog de cobre montado na frente de cada caminhão, uma marca muito forte da Mack na história. “O LR Electric está abrindo o caminho para a aceitação generalizada de caminhões de lixo com emissões zero”, disse Weissburg. “À medida que começarmos a entregá-los aos clientes no próximo ano, continuamos comprometidos em garantir que esses caminhões sejam construídos para atender às necessidades exclusivas da indústria de lixo.”

O caminhão elétrico da Mack pode ser implementado com diversos tipos de equipamentos diferentes, para atender à aplicação específica de cada cliente. Além disso, todos os modelos chegam ao mercado equipados com o módulo conectado e com o sistema Mack GuardDog Connect, a telemetria dos caminhões Mack, que monitora as operações e ajuda a manter o máximo de disponibilidade possível.

O Mack LR Electric vai ser produzido na histórica fábrica Lehigh Valley Operation, que fica na cidade de Macungie, Pensilvânia, Estados Unidos. É lá que todos os caminhões Mack pesados para o mercado da América do Norte são feitos há décadas.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS