METEOR: Volkswagen investe pesado nos extrapesados

METEOR: Volkswagen investe pesado nos extrapesados

Com investimento de cerca de R$ 1 bilhão, fabricante prepara sua fábrica e desenvolve caminhões para disputar no único segmento de mercado em que ainda não participava

Kenworth mostra caminhão a hidrogênio
Iveco quer conquistar o Paraguai
Veloe apresenta novo plano para pagamento de pedágios

A Volkswagen Caminhões e Ônibus fez nesta terça-feira o lançamento de seus maiores, mais potentes e mais pesados caminhões rodoviários. A marca apresentou a nova família Meteor, com dois modelos de cavalos mecânicos com motor MAN D26 de 13 litros e transmissão ZF TraXon de alta performance e opções de 12 e 16 velocidades.

O mercado de pesados no Brasil representa a metade de toda a indústria de caminhões e a Volkswagen está de olho neste segmento, o único no qual ainda não tinha participação. Para isso, está lançando os novos cavalos mecânicos VW Meteor 28.460 6×2 e VW Meteor 29.520 6×4.

O Meteor 28.460, com motorização de 460 cavalos de potência, desenvolve torque de até 2.300 Nm e é indicado para operações rodoviárias de longas distâncias, principalmente para implementos de três eixos e Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 48,5 a 53 toneladas em aplicações diversas, como baú carga seca, silo, tanque, baú frigorífico entre tantas outras. Tem configuração de eixos 6×2.

O modelo mais potente da família e de toda linha de caminhões Volkswagen no mundo, Meteor 29.520, tem motor MAN D26 de 13 litros e 520 cavalos de potência, a mesma transmissão ZF TraXon de 12 e 16 velocidades e opera com composições de sete e nove eixos, com Peso Bruto Total Combinado de até 74 toneladas. O torque máximo deste caminhão é 2.500 Nm.

Novidade na família Constellation

Os caminhões VW Constellation estão completando 15 anos de mercado e, agora, ganham um modelo com o mesmo motor MAN D26 de 13 litros de 460 cavalos de potência. O irmão maior da família está chegando! O VW Constellation 33.460 6×4 é indicado para operações mistas e fora de estrada, com capacidade máxima de tração de até 125 toneladas.

Investimento pesado

Segundo a VW Caminhões e Ônibus, a nova família Meteor é fruto de um investimento pesado de R$ 1 bilhão, metade na fábrica e metade em desenvolvimento de produto. Foram dois anos de projeto até chegar ao produto final. A fábrica em Resende (RJ) teve grande modificações, ganhou novos robôs e sistemas conectados. De acordo com a fabricante, os recursos foram aplicados na instalação de um novo processo para armação da cabine, com 80% de automação, e também na construção de um prédio de cerca de 4,5 mil metros quadrados dedicados ao acabamento do caminhão com a montagem de mais de 1.000 peças do interior da cabine.

Primeira linha fora da Europa – A nova família de extrapesados Volkswagen conta com a nova geração do motor MAN D26 13 litros, desenvolvida e produzida no Brasil, primeiro país fora da Europa a abrigar a linha do propulsor. Instalada na fábrica da MWM em São Paulo, a nova linha foi concebida especialmente para o motor que equipa os maiores e mais potentes caminhões VW o mundo.

Os novos caminhões da Volkswagen entram no mercado com os seguintes preços sugeridos pela fabricante:

Constellation 33.460 6×4 – a partir de R$ 540 mil
Meteor 28.460 6×2 – a partir de R$ 550 mil
Meteor 29.520 6×4 – a partir de R$ 590 mil

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS