JAC Motors traz para o Brasil seu caminhão urbano 100% elétrico

JAC Motors traz para o Brasil seu caminhão urbano 100% elétrico

Modelo iEV1200T é movido a baterias, tem emissão zero de poluentes e alcança um torque máximo de 1.200 Nm. Confira este lançamento chinês para o mercado brasileiro das grandes cidades

Ônibus MAN Lion’s City recebe premio de design
Os astros de março
Mercedes-Benz vai ter Truck Centers nos postos de combustíveis do Brasil

A JAC Motors acaba de fazer o lançamento de seu caminhão urbano elétrico no Brasil. O modelo JAC iEV1200T tem 7,5 toneladas de Peso Bruto Total, carga líquida de 4 toneladas e motor com potência equivalente a 177 cavalos.

Segundo Sérgio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil, o caminhão chegou há alguns meses para testes em clientes brasileiros e, em pouco tempo, recebeu diversos pedidos, incluindo a gigante seguradora Porto Seguro e a fabricante de alimentos e bebidas Pepsico.

“Trouxemos um lote inicial de quatro caminhões que os clientes testaram durante 10 dias. Depois destes testes, houve pedidos e já temos 100 unidades vendidas. O tipo de cliente que compra este caminhão hoje é aquele que tem preocupação com a sustentabilidade. Ou por pressão do consumidor, ou por política própria ou por políticas globais, no caso das multinacionais. A única maneira de reduzir o impacto das emissões na logística é comprando caminhão elétrico. Não tem cabimento usar caminhões a diesel no em operações urbana. Ele roda pouco, solta partículas e faz barulho. A Porto Seguro testou o caminhão por dois dias e já fez o pedido de um. Eles querem ser uma empresa sustentável e querem que os guinchos sejam, no futuro, 100% elétricos na totalidade da frota”, disse Habib em entrevista exclusiva ao Transporta Brasil.

Energia limpa e econômica

Segundo a JAC, um caminhão ao diesel despeja no ar uma quantidade média de 500 gramas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera a cada quilômetro rodado. Com isso, são 20 toneladas por ano, ao percorrer 40 mil quilômetros. Em cinco anos, este número sobe para 100 toneladas de CO2. Com o caminhão elétrico, o número é ZERO.

O caminhão tem Peso Bruto Total de 7,5 toneladas e carga líquida útil de 4 toneladas. Ele pode transportar quatro pallets. O motor tem 177 cavalos de potência e 1.200 Nm de torque e o caminhão é alimentado por baterias de última geração, de fosfato de ferro-lítio que totalizam 97kWh, o suficiente para rodar até 180 quilômetros com carga máxima e com o caminhão carregado no limite de peso.

Os freios trabalham com a tecnologia regenerativa e devolvem a energia para a bateria quando são acionados. O sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”.

Tempo de recarga das baterias

As baterias do caminhão da JAC podem ser carregadas no sistema de carga lenta, com um carregador de parede de 7,4 kWh, em até 11 horas. No sistema de carga rápida, em empresas grandes frotistas que possam dispor desta infraestrutura, com um carregador de 40 kWh, a carga completa do iEV1200T pode ser feita em até duas horas.

Vendas aquecidas

As primeiras unidades do caminhão elétrico da JAC estão sendo entregues para os clientes até o fim deste ano. Elas foram negociadas no final de abril e totalizam 100 pré-vendas. Segundo a JAC, um dos clientes é a PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. A respeito do JAC iEV1200T, o diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, Eduardo Sacchi, disse: “Fomos uma das primeiras do setor a testar veículos elétricos, o que demonstra nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável. Em março deste ano, incluímos esses modelos elétricos em nossa frota – para a distribuição dos produtos de nossa divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes”.

O iEV1200T também vai trabalhar nos serviços do setor eletricitário. A CPFL, que trabalha na distribuição de energia elétrica no interior paulista, comprou um número unidades do iEV1200T ainda não revelado para um projeto-piloto de eletrificação total de sua frota na unidade de Indaiatuba, SP. “A JAC Motors foi a única marca a nos atender em todos os segmentos: carros de passeio, picapes e caminhões, com prazos adequados de entregas e preços justos”, explicou Bruno Artioli, gerente de Frotas e Mobilidade da CPFL.

De acordo com a JAC Motors, o caminhão elétrico iEV1200T custa R$ 349.900,00.

Nosso rolê de JAC iEV1200T ao vivo pelo Facebook do Transporta Brasil

Caminhão elétrico JAC iEV 1220T

Posted by Transporta Brasil on Friday, September 18, 2020

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS