Iveco apresenta seus novos caminhões pesados conectados

Iveco apresenta seus novos caminhões pesados conectados

Os caminhões 2021 da Iveco, modelos Hi-Road e Hi-Way, passam a ter conectividade para gestão de frota e novo visual

Mercedes-Benz aposta na parceria com a Ticket para fidelizar clientes
Caminhões Kenworth desfilam em concurso de beleza nos EUA
CNT realizará pesquisa Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas

A Iveco segue a tendência dos serviços conectados para caminhões no mercado brasileiro e lança sua plataforma de telemetria e gestão remota de frotas, o Iveco Connect. O novo serviço chega com a linha 2021 de caminhões pesados da marca, nos modelos Hi-Road e Hi-Way, que ganham, também, algumas alterações visuais.

Futuro digital e conectado

“O futuro dos caminhões segue a tendência do futuro da sociedade: tem a ver com conectividade, internet das coisas, automação e energias limpas. Esse movimento nos coloca em uma era em que os caminhões já têm níveis avançados de tecnologia embarcada que proporciona uma operação mais segura e sustentável. Este é o Iveco Connect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega importantes funções em uma única ferramenta”, explica Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco.

O Iveco Connect funciona com um dispositivo instalado no caminhão que é conectado ao barramento CAN do veículo, onde os sistemas se encontram e “conversam” entre si. Este dispositivo é conectado a um chip de telefonia celular e transmite e recebe dados pela rede celular com cobertura em todo o Brasil.

O sistema dá informações como localização do caminhão, velocidade, aceleração, rotação do motor, frenagens, consumo de diesel, temperatura, pressão da turbina, e tudo mais. Com ele, é possível monitorar os parâmetros da máquina e também o comportamento e a performance do motorista.

Estes dados são usados e transformados em informações úteis para a gestão do caminhão e da frota e para treinamento e orientação das equipes de motoristas. Os dados são analisados e reunidos por meio de uma central da Iveco, que fica na fábrica, em Sete Lagoas (MG).

“Ajudaremos os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade, com suporte em tempo real e com o objetivo de aumentar a eficiência do veículo, diminuindo o custo de manutenção e as paradas não programadas. A ideia é estarmos juntos do transportador e, ativamente, garantir a máxima eficiência e produtividade ao utilizar nossos produtos e serviços”, ressalta Daniel Moreira, gerente de Pós-Venda da Iveco.

Além dos dados básicos de performance, comum neste tipo de solução, o Iveco Connect traz ainda um roteirizador que, por meio das características dos veículos (cargas e dimensões), traça a melhor rota a ser percorrida aumentando a eficiência da viagem, assim como a leitura remota de códigos de falha onde é possível antecipar o suporte ao cliente diminuindo o tempo de parada. Com o histórico de dados será possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados a sua realidade, prevenindo falhas nos veículos e sugerindo configurações técnicas diferentes para determinada rota.

Serviços e manutenção

Junto com o sistema conectado, a Iveco passa a oferecer uma série de serviços customizados para garantir maior disponibilidade do veículo, maior eficiência na gestão e maior produtividade ao transportador. O Iveco Connect, segundo a fabricante, é gratuito pelo período de 1 ano para os novos veículos o plano Completo e, após esse prazo, a contratação acontece por meio de três pacotes: Base: acesso completo ao portal do sistema na internet para leitura de todos os parâmetros disponibilizados; Completo: acesso ao portal para monitoramento do veículo e ações proativas por parte da fábrica. Caso o caminhão apresente um código de falha grave, o cliente será acionado recebendo as informações e instruções por meio de equipes especializadas; Exclusivo: é a junção entre o plano Completo e os contratos de manutenção (Básico, Essencial Economy, Essencial, Essencial Trem de Força e Absoluto).

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS