Delivery elétrico completa dois anos e 35 mil km de testes

Delivery elétrico completa dois anos e 35 mil km de testes

Caminhão da Volkswagen opera em condições reais na distribuição de bebidas na cidade de São Paulo. Caminhão evitou a queima de mais de 6,5 mil litros de diesel desde 2018

Plantão Covid-19 – episódio 10 – Como está o transporte no Mercosul?
Cervejaria Ambev e Scania anunciam parceria em demonstração dos primeiros caminhões 100% movidos a gás liquefeito no Brasil
Scania volta a produzir caminhões e ônibus no ABC

O primeiro caminhão 100% elétrico brasileiro, o e-Delivery, da Volkswagen, acaba de completar 35 mil quilômetros rodados em cerca de dois anos de testes nas operações da Ambev em São Paulo.

O projeto, que tem como previsão a fabricação em Resende, no Rio de Janeiro, rendeu um pedido de 1.600 unidades para a gigante das cervejarias, com entregas previstas para 2023. Com os testes, este caminhão evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO² e o consumo de mais de 6.500 litros de diesel.

Fontes limpas

O caminhão da Volkswagen é recarregado somente com energia elétrica proveniente de fontes eólica e solar. Além disso, 43% da energia volta do sistema regenerativo na frenagem do veículo. “A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A opinião do motorista

Anderson Campos, motorista do caminhão elétrico, conta que o veículo desperta curiosidade nos novos pontos de entrega. “As pessoas estão vendo o e-Delivery de perto pela primeira vez, então ficam surpresas com o fato de ele ser diferente e não fazer barulho. Os clientes dos bares e restaurantes já estavam acostumados”, conta Anderson, que realiza as entregas seguindo todos os padrões recomendados pelas autoridades de saúde.

Como é a operação

A Ambev instalou painéis solares em seus centros de Distribuição. Com isso, o caminhão sai todos os dias carregado de bebidas e cruza São Paulo em direção ao Sul, abastecendo a rota de bares da Vila Madalena e Itaim. Além disso, a Cervejaria Ambev está inaugurando mais de 30 usinas solares em todo o Brasil, que vão produzir eletricidade o suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo país. Assim, 100% dos caminhões elétricos que prestarem serviço para a Cervejaria Ambev serão alimentados por energia renovável quando a frota estiver completa.

Feito aqui

Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery ajuste eletrônico de demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação.

Confira nosso teste com este caminhão elétrico na Fenatran do ano passado:

 

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS