DAF XF brasileiro evolui para a nova geração

DAF XF brasileiro evolui para a nova geração

Caminhão tem nova cabine, atualizada com a europeia, e novas motorizações, com até 530 cavalos de potência. Geração atual do XF deixará de ser fabricada

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O mercado brasileiro de caminhões extrapesados está aquecido, apesar da crise do vírus, e aguarda uma supersafra de grãos e um aumento de demanda em todos os segmentos. De olho neste momento e aproveitando um período em que bate recorde de vendas com seus caminhões, a DAF acaba de lançar no Brasil a nova geração de caminhões da marca, da família XF.

A empresa chega com os novos caminhões prometendo 14% de redução no consumo de diesel e traz uma série de novidades para chegar a este resultado, incluindo itens de segurança ativa, conforto e performance, além de novos motores, com potências de até 530 cavalos.

Fim de linha para o XF antigo

Para seguir com a nova geração, a DAF decidiu interromper a produção do XF105 brasileiro com a cabine atual. O caminhão tem tido excelente performance de vendas e ficou entre os cinco mais vendidos do segmento de pesados no Brasil, segundo a Fenabrave.

Com a decisão, o DAF XF YellowCab se despede do Brasil e vira história, dando lugar para o projeto da cabine nova, a mesma que roda na Europpa. De acordo com a DAF, foram quatro anos de engenharia e pesquisa até chegar ao projeto do caminhão novo. A linha de produção da DAF em Ponta Grossa, no Paraná, dá lugar ao novo caminhão.

Coração PACCAR MX13

A primeira novidade do DAF XF nova geração é a motorização, que agora tem opções com 480 e 530 cavalos, uma necessidade do transporte brasileiro. O motor Paccar MX13 de 12,9 litros ganhou as novas programações que rendem, respectivamente, torque de 2.500 Nm a 900 RPM e 2.600 Nm a 1.000 rpm na versão 530.

Os caminhões trazem versões de tração e configuração de eixos 6×4, 6×2 e 4×2. Toda a família DAF XF nova geração é indicada para o transporte rodoviário de longas distâncias. “O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na premiada versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Conseguimos melhorar o que já era muito bom, ouvindo nossos clientes e entendendo as novas necessidades do transportador brasileiro. O resultado é um caminhão de altíssima qualidade, que tem tudo para ser o preferido do mercado nacional”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

A transmissão do caminhão da DAF é a ZF TraXon, que é automatizada e tem 12 velocidades, com relações longas. “Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Jarno.

Tecnologias

Um grande diferencial do novo XF é o conjunto tecnológico, concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. O primeiro deles é o Assistente de Performance do Condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução. Desta maneira, é possível dirigir o caminhão explorando o máximo desempenho.

O caminhão é equipado com sensores de pressão dos pneus, informando na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado na manutenção do custo operacional do caminhão, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

Segurança ativa

Com relação à segurança, o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. O Controle de Estabilidade do Veículo corrige possível perda de estabilidade do caminhão, evitando acidentes e o L da carreta (“efeito canivete”).

Já o Sistema de Aviso de Saída da Faixa alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem, mostrando erros de condução, sonolência ou distração do motorista. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.

Cabine e interior

São duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última a mais espaçosa e confortável do mercado, com 2,10 metros de altura interna. No exterior, o XF conta com design totalmente renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído. O exterior ainda possui novo parasol, logomarca no novo padrão da companhia, novos faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura uma iluminação sólida e eficiente, com opcional de lâmpadas em LED.

O para-choque de aço é uma característica de robustez do XF, que agora recebe detalhes cromados, assim como a nova grade. Os clientes podem optar por maçanetas e para-lamas na cor da cabine, promovendo um visual mais moderno e elegante.

No interior, o painel recebe novas opções de acabamento em tons de areia, em uma composição com peças pretas ou detalhes em alumínio escovado. O pacote Exclusive conta ainda com um acabamento diferenciado em tons de conhaque, com detalhes em alumínio escovado. A ergonomia continua sendo um dos pontos altos da cabine, que ganhou novo painel de instrumentos, intuitivo, moderno e de fácil acesso pelos comandos do volante.

O ar-condicionado digital é eficiente, resfriando a cabine na temperatura desejada rapidamente, e de maneira inteligente e econômica. A iluminação interna conta com três níveis, todos com possibilidade de dimerização por meio dos controles digitais. O motorista pode ainda personalizar a posição dos botões internos, priorizando o comando que ele mais utiliza na sua operação.

Cama gigante e trava noturna

Os atributos consagrados do XF continuam na nova versão: o maior e mais confortável colchão do segmento (81 cm x 220 cm) em espuma de alta densidade com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock. “O mercado recebe um novo caminhão, mas que já passou por um exaustivo processo de testes. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais. Utilizamos equipamentos de última geração para aferição e controle do nosso produto, o que nos permitiu ajustes precisos para que o cliente receba um caminhão totalmente adequado para a sua operação”, finaliza o Diretor de Desenvolvimento de Produto.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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