Meritor confirma fábrica nova apesar da crise do vírus

Meritor confirma fábrica nova apesar da crise do vírus

Fabricante de componentes para veículos comerciais fechou a compra do terreno na cidade de Roseira (SP), no eixo da Via Dutra, e confirmou o projeto da nova planta, com mudança no cronograma

SEST SENAT vai testar caminhoneiros e outros profissionais para Covid-19
Scania vende 300 caminhões ao G10
Coluna Autos Giros 2020 – ed #04 – com Daniel Jacques

A Meritor vai, sim, construir uma nova fábrica para suas operações no Brasil. Apesar da crise gerada pela pandemia de Covid-19, os planos estão mantidos. O novo complexo industrial está projetado para ser construído na cidade de Roseira (SP), no eixo da Via Dutra, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

“A empresa está procedendo com as licenças e autorizações necessárias para a construção dessa nova fábrica. Embora a pandemia tenha impulsionado a necessidade de reavaliar o cronograma de implementação, esperamos aumentar a capacidade de produção da atual fábrica da Meritor em Osasco (SP) e Resende (RJ) com uma fábrica automatizada projetada para a fabricação da próxima geração de eixos”.

Mudança de data

Por causa da crise e incertezas de mercado na pandemia, a Meritor mudou os planos para a nova fábrica. Anteriormente, a inauguração estava prevista para abril de 2021, com a construção e implementação da linha de produção feita em tempo recorde: 13 meses.

Agora, os planos mudaram e a empresa ainda não finalizou o novo cronograma. Na fábrica nova de Roseira, a empresa vai fabricar seus novos eixos elétricos e outros itens de sua linha de produtos para veículos comerciais.

Investimento confirmado

Segundo a Meritor, a nova fábrica de Roseira vai custar um investimento total de R$ 200 milhões e terá 160.000 m². “Estamos expandindo nossas linhas de produção, pois esperamos que o mercado brasileiro continue em recuperação progressiva. Nosso objetivo é atender à meta estratégica da Meritor global de crescer como líder de mercado, oferecendo o melhor serviço”, disse o diretor Momi.

Para a empresa, Roseira é um ponto estratégico e foi escolhida por causa de sua localização no Vale do Ribeira, região próspera que fica perto das ligações entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, a região também conta com uma boa rede viária, proximidade aos portos, além da infraestrutura necessária, mão de obra qualificada e energia elétrica de qualidade.

Fábrica moderna e conectada

A fábrica de Roseira, segundo a Meritor, representa um dos maiores investimentos da empresa globalmente em uma unidade de produção nas últimas duas décadas. Para eles, a iniciativa é prova do compromisso da empresa com seus clientes na indústria de veículos comerciais no Brasil. O prédio industrial de 30.000 m² incluirá linhas de produção modernas baseadas nos sistemas da Indústria 4.0 – com foco nos princípios de segurança e sustentabilidade – que estão sendo implementados mundialmente.

Meritor no Brasil

As operações da Meritor na América do Sul estão centralizadas no Brasil. A companhia tem sua sede em Osasco, SP, onde produz eixos, cardans e componentes para veículos comerciais e fora-de-estrada, e participa do Consórcio Modular e do Parque de Fornecedores da MAN, em Resende, RJ. A operação brasileira, que comemorou em 2016 seus 60 anos, conta com centro de engenharia, responsável pelo desenvolvimento de produtos, fornece componentes para o mercado de reposição e mantém no país a joint venture com a Randon, a Freios Master.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS