Grupo Daimler se capacita para a era da célula de combustível

Grupo Daimler se capacita para a era da célula de combustível

Cientistas e especialistas da empresa na Alemanha trabalham para desenvolver novas estruturas para a fabricação das novas tecnologias e estudam a produção das células de combustível em escala industrial

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Células de combustível: a energia do futuro, que utiliza o hidrogênio para gerar uma grande quantidade de energia elétrica e tem como emissão água pura, está cada vez mais perto da realidade do transporte no mundo.

Como já noticiamos aqui, na Agência Transporta Brasil, o Grupo Daimler, dono da marca Mercedes-Benz, criou uma joint venture com um de seus principais concorrentes, o Grupo Volvo, para desenvolver esta tecnologia de células de combustível.

“Estamos trabalhando fortemente para um transporte neutro em CO2 no futuro. A célula de combustível baseada no hidrogênio é uma tecnologia-chave de importância estratégica neste contexto. Agora, seguimos consistentemente o caminho rumo à produção em série de células de combustível e, dessa forma, realizamos um trabalho absolutamente pioneiro, que vai além da indústria automotiva. Para chegar a isso, vamos investir uma soma considerável nos próximos anos”, afirma Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG, que envolve as operações de caminhões e ônibus do grupo, e membro do Conselho da Administração da Daimler AG.

Tecnologia complexa

Segundo a Daimler, a fabricação de pilhas de células de combustível é extremamente complexa e delicada. Esta produção demanda o processamento de componentes em escala micrométrica, ou seja, na escala de um milionésimo de metro, algo menor do que a espessura de um fio de cabelo.

Os engenheiros envolvidos no projeto alertam que a menor contaminação com poeira ou qualquer outro elemento pode comprometer o funcionamento das células de combustível. É por isso que as empresas estão criando ambientes limpos, com ar filtrado e esterilização de componentes. Mínimas variações de temperatura e umidade do ar também podem ser desastrosas para os componentes do projeto.

Para facilitar a ação conjunta com a Volvo, a Daimler Truck está agrupando todas as atividades sobre células de combustível do Grupo na recém-constituída subsidiária Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG. Isso também inclui as atividades da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH. Mais adiante, a Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG deverá transformar-se na planejada joint venture.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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