ZF preserva biomassa ao reutilizar pallets em suas fábricas paulistas

ZF preserva biomassa ao reutilizar pallets em suas fábricas paulistas

Gigante alemã dos componentes para veículos comerciais dá exemplo e cria projeto interno para preservar madeira e economizar recursos naturais ao cuidar melhor do ciclo de vida dos pallets usados na operação

VW Delivery ganha plano de manutenção com preço fixo
Na Fenatran também tem software de prevenção de perdas
Volvo prepara os primeiros ônibus de 12 metros autônomos do mundo

A ZF continua pensando em novas formas de preservar recursos naturais e racionalizar a produção em suas fábricas no Brasil. Uma ação da empresa nas fábricas de Itu e Sorocaba, no interior paulista, já reaproveitou cerca de 300 toneladas de madeira nos últimos dois anos. Isso equivale a 304 árvores que deixaram de ser derrubadas.

Uso inteligente dos pallets

Para isso, a empresa implementou a reutilização dos pallets que são usados no transporte de materiais dentro das fábricas. De acordo com João Manoel Gambarra, engenheiro ambiental responsável pelo projeto, “a madeira é o segundo resíduo mais gerado nas unidades industriais da ZF no Brasil e a partir desta proposta um novo compromisso foi assumido pela empresa, que passou a beneficiar o meio ambiente graças à redução na geração de resíduos e à menor emissão de CO2 proveniente de operações logísticas, além de contribuir com a economia por meio da redução do consumo e correta destinação de materiais”.

Trata-se de uma ideia simples que surgiu do chão de fábrica e foi tomando forma até se tornar um grande projeto. Nos últimos dois anos, a geração de aproximadamente 300 toneladas de resíduos foi evitada por meio da reutilização de mais de 12.800 pallets que, segundo estimativas da empresa, corresponde à preservação de 304 árvores. “Como profissional da área ambiental, tenho a satisfação de participar de um time altamente cooperativo e ter compartilhado um projeto como esse para todas as plantas da ZF ao redor do mundo”, disse João Gambarra.

O projeto trouxe um forte conceito de economia circular, que se baseia no redesenho da destinação de resíduos e emissões de poluentes, mantendo produtos e materiais em uso, além de agregar valor à empresa. Os pallets são utilizados como plataformas de cargas para praticamente todos os usos dentro das fábricas e na movimentação de materiais entre as plantas. Os danos sofridos com frequência levavam à inutilização dentro da rotina normal da produção. João Gambarra explica que a economia foi possível graças à reciclagem da massa de madeira e à reutilização do material nos processos internos.

Preservar e reciclar

Após a implantação do projeto, houve uma mudança total nos métodos de trabalho. As equipes da ZF responsáveis pelo projeto ampliaram a sintonia entre as unidades de Sorocaba e Itu, reaproveitando pallets em bom estado, aumentando seu ciclo de vida e dando destinação correta à madeira que não podia ser reutilizada. Esta madeira, que representa grande volume, passou a ser compactada dentro da empresa através de maquinários especiais e posteriormente enviada a uma empresa parceira para reciclagem. Tudo isso contribui com a redução de movimentações logísticas e a emissão de poluentes nesses processos.

A iniciativa de economia de pallets trouxe a preservação de recursos naturais, além de reduzir a pegada de carbono na cadeia de produção e suprimento das fábricas de Sorocaba e Itu. “Alcançamos significativa melhora na qualidade das plataformas para o transporte de materiais, o que trouxe avanços para os processos logísticos, além de motivar as equipes envolvidas com os resultados, que conseguiram alcançar economia, preservação, além de melhor aspecto de organização interna às unidades industriais”, finaliza.

Continue acompanhando as notícias do transporte e da indústria aqui na Agência Transporta Brasil! Assista às nossas transmissões ao vivo, de segunda a sexta, em dois horários: 15h30 e 18h30 (horário de Brasília).

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS