Mercedes-Benz apresenta novidades em ônibus

Mercedes-Benz apresenta novidades em ônibus

Consagrado chassi O 500 traz nova opção de motorização de 430 cavalos de potência e fabricante traz novidades em 6x2 e 8x2

Volvo vende 200 ônibus articulados para o Chile
Fevereiro traz condições especiais para a Sprinter
Grupo Delta atesta sucesso do Delta Fleet na Fenatran

A Mercedes-Benz, que volta a produzir caminhões e ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, apresentou esta semana novidades em sua linha de ônibus.

Sim, tem lançamento durante a crise: nova motorização de 450 cavalos de potência nos chassis O 500, de ônibus rodoviários, e dois modelos novos, o O 500 RSD 2440 6×2 e o O 500 RSDD 2743 com configuração 8×2.

“Atendendo a pedidos de clientes, desenvolvemos uma versão de 430 cv do motor OM 457 LA da linha O 500, amplamente reconhecido no mercado pela excelente performance e baixo consumo de combustível”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse motor passa a ser o mais potente da nossa marca para ônibus no País”.

Outra novidade da Mercedes para o segmento rodoviário é o novo piloto automático adaptativo, disponível para os modelos O 500 RSDD. Nestes modelos, o sistema é item de série, assim como o sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS). “Ao estender para vários modelos o leque das tecnologias de segurança ativa, como ACC, AEBS e LDWS, nós reafirmamos o posicionamento do O 500 como o ônibus rodoviário mais seguro do País”, ressalta Walter Barbosa. “Dessa forma, oferecemos cada vez mais proteção aos passageiros, aos motoristas e aos demais veículos das estradas, contribuindo para maior segurança e fluidez do tráfego”.

Motor mais potente

O aumento de potência do motor OM 457 LA deve-se a uma nova parametrização dos módulos eletrônicos, com novas curvas de potência e de torque, chegando-se em 430 cv a 2.000 rpm e a 2.100 Nm a 1.100 rpm.

“O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa. “A maior potência traz um ganho de eficiência nos motores de ônibus mais pesados, levando a um melhor desempenho em topografias mais severas. Além disso, somando-se a outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”.

O desenvolvimento do motor de 430 cv resultou no lançamento dos novos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e RSDD 2743 8×2, incrementando o portfólio da marca para transporte rodoviário de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo. Dessa forma, o cliente escolhe a configuração que melhor atenda suas demandas: DD para aplicação mista, com leito embaixo e classe executiva na parte superior do ônibus, e HD com poltronas na parte de cima e bagagens na parte de baixo.

Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado, como a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.

Continue acompanhando as notícias do transporte e da indústria aqui na Agência Transporta Brasil! Assista às nossas transmissões ao vivo, de segunda a sexta, em dois horários: 15h30 e 18h30 (horário de Brasília).

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS