Mercedes-Benz apresenta novidades em ônibus

Mercedes-Benz apresenta novidades em ônibus

Consagrado chassi O 500 traz nova opção de motorização de 430 cavalos de potência e fabricante traz novidades em 6x2 e 8x2

Jamef inicia testes com caminhão elétrico da JAC Motors em São Paulo
Iveco apresenta caminhão que rodou dois milhões de km
Expresso Redenção compra 20 novos ônibus VW na Apta

A Mercedes-Benz, que volta a produzir caminhões e ônibus em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, apresentou esta semana novidades em sua linha de ônibus.

Sim, tem lançamento durante a crise: nova motorização de 450 cavalos de potência nos chassis O 500, de ônibus rodoviários, e dois modelos novos, o O 500 RSD 2440 6×2 e o O 500 RSDD 2743 com configuração 8×2.

“Atendendo a pedidos de clientes, desenvolvemos uma versão de 430 cv do motor OM 457 LA da linha O 500, amplamente reconhecido no mercado pela excelente performance e baixo consumo de combustível”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esse motor passa a ser o mais potente da nossa marca para ônibus no País”.

Outra novidade da Mercedes para o segmento rodoviário é o novo piloto automático adaptativo, disponível para os modelos O 500 RSDD. Nestes modelos, o sistema é item de série, assim como o sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS). “Ao estender para vários modelos o leque das tecnologias de segurança ativa, como ACC, AEBS e LDWS, nós reafirmamos o posicionamento do O 500 como o ônibus rodoviário mais seguro do País”, ressalta Walter Barbosa. “Dessa forma, oferecemos cada vez mais proteção aos passageiros, aos motoristas e aos demais veículos das estradas, contribuindo para maior segurança e fluidez do tráfego”.

Motor mais potente

O aumento de potência do motor OM 457 LA deve-se a uma nova parametrização dos módulos eletrônicos, com novas curvas de potência e de torque, chegando-se em 430 cv a 2.000 rpm e a 2.100 Nm a 1.100 rpm.

“O mercado estava solicitando um ônibus mais potente, especialmente para carroçarias DD (Double Decker) e HD (High Decker) de 14 e de 15 metros”, destaca Walter Barbosa. “A maior potência traz um ganho de eficiência nos motores de ônibus mais pesados, levando a um melhor desempenho em topografias mais severas. Além disso, somando-se a outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”.

O desenvolvimento do motor de 430 cv resultou no lançamento dos novos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e RSDD 2743 8×2, incrementando o portfólio da marca para transporte rodoviário de médias e longas distâncias e para o turismo de luxo. Dessa forma, o cliente escolhe a configuração que melhor atenda suas demandas: DD para aplicação mista, com leito embaixo e classe executiva na parte superior do ônibus, e HD com poltronas na parte de cima e bagagens na parte de baixo.

Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado, como a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.

Continue acompanhando as notícias do transporte e da indústria aqui na Agência Transporta Brasil! Assista às nossas transmissões ao vivo, de segunda a sexta, em dois horários: 15h30 e 18h30 (horário de Brasília).

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS