Foton inicia testes de novo caminhão no Brasil

Foton inicia testes de novo caminhão no Brasil

Modelo de 2,8 toneladas de Peso Bruto Total para distribuição urbana tem motor movido a gasolina e versão com kit gás garantida pela fabricante

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A Foton do Brasil está mostrando suas armas para o mercado nacional. A empresa, que reiniciou sua produção de caminhões no Brasil, trabalhando em parceria com a Gefco em sua unidade de produção na cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul, está testando um novo modelo de caminhão para o mercado brasileiro.

Trata-se do modelo TM 2,8 que, segundo a fabricante, chega ao Brasil no segundo semestre. O caminhão tem motorização a gasolina, mas vem de fábrica com adaptação para GNV. O caminhão tem a opção de receber um kit gás homologado pela fabricante.

A conversão é feita pela empresa Convergas e recebe garantia da Foton. O novo caminhão tem capacidade técnica e legal para 2.795 kg, o que o coloca no posto de modelo mais leve da família Foton no Brasil. A montadora oferece no País caminhões leves, da família Aumark, de 3,5 a 10 toneladas.

Categoria B na CNH

Por ser classificado como uma caminhonete, o novo leve da Foton pode ser conduzido por quem tem CNH categoria “B”. “Robusto, econômico, fácil de dirigir e versátil, esse novo produto oferece alta eficiência à logística urbana e, com o kit gás, também contribui para reduzir substancialmente as emissões de poluentes nas grandes cidades”, comenta Eustáquio Sirolli, diretor de Desenvolvimento de Produtos da Foton do Brasil.

Testes na Coopercarga

O Foton TM 2.8, com kit gás, já está na primeira fase de testes na Coopercarga, uma das maiores cooperativas de carga do País, fazendo logística urbana para a Rede Carrefour. A previsão é que o veículo rode até cinco mil quilômetros em um mês. De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 kg em produtos, realizando dois ciclos de viagens por dia, de segunda à sexta. Ao todo serão transportados 35 mil kg de produtos por mês.

A primeira unidade será operada pela c (Transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos ao diesel), em parceria com a Coopercarga, especialmente para atender a demanda do Carrefour, com entregas de produtos alimentícios apenas na grande São Paulo.

A Convergas, responsável pela tecnologia de última geração do kit a gás, instalou no veículo um módulo de controle de ignição para assegurar a disponibilidade de potência do motor.

“Para armazenar o GNV o sistema é composto por dois cilindros de 60 litros hidráulicos cada, totalizando uma capacidade de 30m³. Com isso a autonomia do veículo só com GNV pode chegar a 280 quilômetros”, explica André Bermudo, Diretor da Ecomoby. O peso total do equipamento é de aproximadamente 170 kg.

De acordo com Leandro Gedanken, diretor industrial, engenharia e desenvolvimento da Foton, a princípio o veículo será importado da China. A Foton vai trazer 100 unidades do modelo ainda neste ano de 2020. “Começamos com importação e à medida que o volume cresça já temos estrutura pronta para nacionalização do novo modelo”, pontua.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

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