Volvo faz seu maior lançamento de caminhões da história

Volvo faz seu maior lançamento de caminhões da história

Com foco total no motorista, a nova linha de caminhões da Volvo na Europa traz os novos modelos FH, FH16, FM e FMX

Navistar poderá comercializar caminhões JAC no Brasil
Iveco inaugura concessionária em Alegrete (RS) com assistência 24 horas
Visa lança cartão-frete em parceria com Target e Tribanco

A Volvo apresentou sua nova linha de caminhões nesta quinta-feira e nós acompanhamos ao vivo a conferência global de imprensa via internet. Na apresentação o presidente da Volvo Caminhões, Roger Alm, falou do orgulho de apresentar o grande lançamento da empresa: “Estamos lançando quatro novos caminhões, com um forte foco no ambiente, na segurança e na produtividade do motorista. Nosso objetivo é ser o melhor parceiro de negócios de nossos clientes, tornando-os ainda mais competitivos e ajudando-os a atrair os melhores motoristas em um mercado cada vez mais difícil”, disse o presidente.

Foco no motorista

A crise de motoristas na Europa, com a falta de cerca de 20% da mão de obra para o transporte rodoviário tem feito as empresas optarem por uma mudança de foco e filosofia ao oferecer produtos para este segmento. Com isso, a Volvo traz, pela primeira vez, uma linha completa de caminhões projetada com foco no motorista, para que sejam ferramentas de trabalho mais seguras, mais eficientes e mais atraentes para os novos trabalhadores qualificados. Eles querem que o motorista tenha orgulho de dirigir um Volvo.

“Os motoristas que conduzem seus caminhões com segurança e eficiência são um ativo inestimável para qualquer empresa de transporte. O comportamento de direção responsável pode ajudar a reduzir as emissões de CO2 e os custos de combustível, além de ajudar a reduzir o risco de acidentes, ferimentos e paradas não planejadas. Nossos novos caminhões ajudarão os motoristas a trabalhar de maneira ainda mais segura e produtiva e darão aos nossos clientes argumentos mais fortes ao competir para atrair os melhores motoristas”, continua Roger Alm.

Nova cabine

Os novos Volvo FM e Volvo FMX possuem uma cabine totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções de exibição de instrumentos que seus equivalentes maiores da Volvo. Seu volume interno foi aumentado em até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade agora é ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.

O volante está equipado com uma função de coluna de direção ajustável, permitindo que a posição de condução seja ajustada e ampliada individualmente. A cama inferior na cabine leito está posicionada mais acima do que anteriormente, proporcionando maior conforto e criando espaço de armazenamento adicional embaixo. A cabine estendida possui um novo compartimento de armazenamento de 40 litros com iluminação interna na parede traseira. O conforto da cabine foi aprimorado ainda mais com um isolamento reforçado que ajuda a impedir distúrbios causados por frio, calor e ruído, enquanto uma unidade climática controlada por sensor e um filtro de carbono promove a boa qualidade do ar em todas as condições.

Painel digital em toda linha

O painel agora não tem mais os relojinhos. Tudo é digital. Ele é uma tela de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias a qualquer momento. Com fácil acesso ao motorista, há um display secundário de 9 pol complementar disponível para informações e entretenimento, navegação, informações de transporte e monitoramento de câmeras. As funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle por voz ou pela tela de toque e no painel de controle da tela.

Segurança

A segurança foi aprimorada ainda mais com funções como faróis altos adaptáveis no Volvo FH e no Volvo FH16, uma solução que a Volvo Caminhões é o primeiro fabricante de caminhões a lançar. O sistema melhora a segurança de todos os usuários da estrada, desativando automaticamente os segmentos selecionados do farol alto de LED quando o caminhão se aproxima do tráfego ou da traseira de outro veículo.

Motorização e transmissão

Tanto o meio ambiente quanto a economia são fatores importantes para as empresas de transporte. Como não haverá uma única fonte de energia que atenda a todas as questões relacionadas às mudanças climáticas, e como diferentes segmentos e tarefas de transporte exigirão uma variedade de soluções, vários tipos de linhas de transmissão continuarão a existir em paralelo no futuro próximo.

Em muitos mercados, o Volvo FH e o Volvo FM estão disponíveis com o motor GNL a gás compatível com Euro 6, que oferece eficiência e desempenho de combustível comparáveis aos dos caminhões a diesel equivalentes da Volvo, mas com um impacto climático muito menor. O motor a gás pode funcionar com biogás, o que reduz as emissões de CO2 em até 100%, ou gás natural, que reduz o CO2 em até 20% quando comparado aos caminhões a diesel equivalentes da Volvo. Esses valores são referentes às emissões do veículo durante o uso, referência conhecida como “do tanque à roda”.

O novo Volvo FH também pode ser adaptado com um novo motor diesel Euro 6 eficiente, incluído no pacote I-Save, que gera economias de combustível e reduções de CO2 significativas. Em operações de longas distâncias, por exemplo, o novo Volvo FH com I-Save combina o novo motor D13TC com um pacote de recursos e pode oferecer economia de combustível de até 7%*. Também houve melhorias nas versões Euro 3 e 5 com recursos como o Volvo Torque Assist.

Agência Transporta Brasil (ATB)
agencia@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS