Uma torre de caminhões Volvo na Europa

Uma torre de caminhões Volvo na Europa

Fabricante lança sua nova geração de caminhões, com quatro novos modelos, para o mercado europeu. Lançamento foi marcado pela ação de empilhar os caminhões, que foram carregados por um modelo FMX e levaram, no topo, o presidente da companhia, Roger Alm

ZF recomenda EcoFluid para suas transmissões
Tem casa chinesa nova em São Paulo
Transportadora mineira compra 200 Volvo FH 460 de uma só vez

A Volvo quer ser o melhor parceiro de negócios dos transportadores no mundo. E parece que está caprichando para chegar a isso. A empresa acaba de lançar, na Europa, sua nova geração de caminhões, e promete muita novidade. Os lançamentos são para as famílias de caminhões FH, FM e FMX.

Segundo a fabricante, a nova linha de veículos tem foco ainda maior no motorista e traz grandes destaques na eletrônica embarcada, na segurança e na ergonomia da cabine. Infelizmente, as novidades são apenas para o mercado europeu e ainda não existe previsão para a chegada desta nova linha ao Brasil ou à América Latina.

Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks e protagonista do vídeo que anunciou o lançamento, com o empilhamento de quatro caminhões (veja o vídeo abaixo), a demanda crescente por transportes na Europa está gerando uma falta de motoristas. Cerca de 20% das vagas não são preenchidas e, para isso, a Volvo fez foco total no condutor, para atrair novos talentos para dentro da cabine do caminhão.

A Torre

Painel digital

Uma das coisas que chamam atenção nos novos caminhões é a interface com o motorista. Pelo painel, ele consegue monitorar todas as funções do caminhão. E não tem mais relojinho no painel: todos os instrumentos agora são digitais e fazem parte de uma tela de 12 polegadas. As funções podem ser acessadas pelos botões no volante, por comando de voz ou pelo toque na tela.

Mais confortáveis ainda

Para atrair novos motoristas, a Volvo caprichou na nova cabine. De acordo com a empresa, ela traz mais visibilidade e conforto, com menor nível de ruído. O isolamento térmico foi reforçado e o acústico também, o que garante melhor controle de temperatura e menos barulho dentro da boléia. Além disso, os caminhões têm nova unidade climatizadora com filtro de carbono, para trazer melhor qualidade de ar interno em qualquer condição.

Por fora, as cabines também ganharam novidades: os farois, em LED e agora em formato de V, e a nova grade foram atualizados. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância

Novas cabines para o FM e o FMX

As novas cabines para esses modelos foram totalmente reformuladas e ganharam um metro cúbico a mais de volume, o que traz mais conforto e espaço interno. As janelas ficaram maiores, o caminhão ganhou novos espelhos e a linha de porta foi rebaixada para melhorar a visibilidade.

Segurança tecnológica: tradição da Volvo

Reforçando sua preocupação e sua busca pelo nível ZERO de acidentes, a Volvo caprichou na segurança dos novos caminhões. O primeiro recurso é o ajuste automático de farol alto, que automaticamente abaixa a luz nas rodovias, detectando os veículos vindo em sentido contrário, para não ofuscar a visão do outro motorista.

O piloto automático foi aprimorado e agora é adaptativo. Ele teve melhorias para para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.

Mais uma tecnológica: o caminhão, agora, “lê” e reconhece as placas de sinalização da rodovia. Avisos como ultrapassagem proibida, limite e velocidade e outras informações importantes de trânsito são agora capturados pelas câmeras do caminhão e exibidos no painel de instrumentos.

Menos pontos cegos: os caminhões novos trazem uma câmera que dá visão lateral complementar e essas imagens são exibidas em uma tela secundária no posto de comando, ajudando o motorista e visualizar o ponto cego ao lado da cabine, onde os retrovisores não conseguem enxergar.

Tem novidades no motor

Segundo a Volvo, a economia de combustível e a sustentabilidade ambiental de seus motoristas são prioridade: a partir da nova geração, a empresa oferece opções de motorização a gás GNL e biogás, além dos tradicionais motores diesel Euro 6. Estes, agora, são equipados com o pacote I-Save, na versão diesel D13TC de 13 litros, com redução significativa na emissão de CO2.

Somente para a Europa, por enquanto

Os lançamentos, infelizmente para o transportador brasileiro, são apenas para a Europa. A Volvo informou que ainda não tem previsão para lançar sua nova geração de caminhões no Brasil e América Latina. Mas, vale a pena esperar. Enquanto isso, o transportador brasileiro já conta com caminhões Volvo atualizados e com alta tecnologia. Só não deu pra empilhar!

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS