Noma lança novas tecnologias de segurança veicular

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A Noma, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América do Sul, está apresentando na Fenatran deste ano duas relevantes soluções aplicadas aos equipamentos para o transporte de cargas: o sistema de iluminação Safe Light e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que atua independente do cavalo mecânico.

Primeiro fabricante de implementos rodoviários a ter 100% de seus produtos equipados com iluminação em LED, a empresa inova mais uma vez ao lançar o exclusivo sistema de iluminação Safe Light, que possibilita o sincronismo das lanternas traseiras com as lanternas laterais das caçambas. Na prática, o sistema reconhece o sinal do pisca-alerta da lanterna traseira emitindo um sinal também para as lanternas laterais.

A nova tecnologia desenvolvida pela equipe de engenheiros da Noma e já homologada pelos organismos reguladores, passará a ser padrão a partir de janeiro de 2020 em todas as linhas de implementos rodoviários da nova Geração Titanium da marca.

O TPMS, ou Sistema de Monitoramento da Pressão de Pneus, que já existe no mercado mas ainda não foi aplicado em carretas, atua de forma independente do veículo trator. O equipamento, que permite analisar os dados da condição dos pneus da carreta independentemente do cavalo mecânico, estará disponível a partir de janeiro de 2020 como item opcional para todas as linhas de produtos Noma.

A tecnologia possibilitará que o transportador monitore a condição de 100% dos pneus da carreta, tendo os dados de temperatura e pressão a qualquer momento, podendo desta forma fazer as intervenções para solução de problemas e aumentando a eficiência da frota.

O TPMS oferecido pela Noma conta com um aplicativo que pode ser acessado por qualquer celular, comunicando as informações das condições dos pneus ao motorista por meio de bluetooth. Uma lâmpada na carreta alerta o motorista quando os sensores dispostos nas rodas acusam algum tipo de anomalia como um aquecimento brusco ou queda brusca da pressão.

Por Ricardo Panessa, especial Agência Transporta Brasil

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