O Brasil está prestes a colher a maior safra de grãos de sua História. De novo. Depois do recorde da safra passada, com 237,6 milhões de toneladas colhidas, a safra 2018/2019 tem estimativa de chegar a 241,3 milhões, segundo o Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento. O aumento é de 6%, ou 13,7 milhões de toneladas a mais.
Destaques na produção
Segundo a Companhia, a produção do milho primeira safra deve ficar em 26,2 milhões de toneladas, redução de 2,1% sobre a safra passada. A colheita encerrou-se na região Centro-Sul e segue ocorrendo nas regiões Norte e Nordeste. Quanto ao milho segunda safra, terá produção recorde de 73,1 milhões de t, 35,6% a mais em relação à safra de 2017/18. A colheita foi intensificada e agora estende-se a 84% da área plantada.
A soja sofreu redução de 3,5% na produção e atingiu 115,1 milhões de t. As regiões Centro-Oeste e Sul representam mais de 78% dessa produção.
Outro produto responsável pelo desempenho favorável é o feijão. A segunda safra do grão, com a colheita em fase final, teve clima favorável que contribuiu para a produção de 1,3 milhão de toneladas, 7,2% acima da obtida no período anterior. O feijão terceira safra também tem aumento de 20,5% e deve ter produção de 739,6 mil toneladas. O plantio foi finalizado em julho. Em relação à primeira safra, cuja colheita também já foi encerrada, houve uma redução de 22,5% na produção e deve chegar a 996,4 mil toneladas. Isso foi causado principalmente pela diminuição de área e produtividade no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia.
O país deverá colher também 4 milhões de algodão em caroço e 2,7 milhões de pluma, 34,2% a mais do que na safra anterior. Enquanto o trigo tem produção estimada em 5,4 milhões de t, o arroz deve ficar em 10,4 milhões de t, um recuo de 13,6%. O estudo mostra como causa as reduções de área do cereal ocorridas nos principais estados produtores.
Demanda para o transporte
Todo esse movimento do agronegócio demonstra a força do campo para puxar a demanda por caminhões. O mercado de pesados no Brasil está se recuperando e a safra ajuda muito na retomada das vendas, o que se pode ver pelos números da Fenabrave.
Confira os dez caminhões mais vendidos de 2019
E veja como o agronegócio ajudou a Scania a colocar a nova geração entre os mais vendidos
Leonardo Andrade – Agência Transporta Brasil
leodoca@transportabrasil.com.br
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS