VW mostra novo caminhão para cana

VW mostra novo caminhão para cana

Fabricante mostra o seu protótipo Constellation 31.280 8x4 na Agrishow e destaca o veículo como o supercaminhão para atuar no canavieiro

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A VW Caminhões e Ônibus apresenta o Constellation 31.280 8×4, chamado supercaminhão pela marca por ter dimensões e especificações técnicas para atender com louvor às demandas da cana-de-açúcar.

O caminhão é equipado com eixos dianteiros tubulares com capacidade de 8 t e bitola de 3 metros, intercambiáveis à suspensão original, desenvolvidos pela Suspensys. O prolongamento lateral do chassi foi realizado por meio de uma estrutura rígida facilmente acoplada a ele. O eixo traseiro tem redução no cubo,comum nas operações fora de estrada,já que requer mais robustez.

Essa novidade do prolongamento do chassi permitiu o deslocamento da suspensão e freios, proporcionando maior estabilidade lateral do veículo que vai trafegar por terrenos inclinados. Isso também permite a melhor distribuição da carga e minimiza os esforços sobre os eixos.

Trata-se de um protótipo que é equipado com pneus de alta flutuação Mitas, que minimizam qualquer dano a lavoura, aumentam a tração e desempenho na operação. Ele é implementado com aplicador de vinhaça em alto volume, de 22,5 mil tiros.

Resistência embarcada

O caminhão 8×4 é equipado com transmissão automática Allison para aplicação off-road garantindo mais resistência do veículo e sua maior disponibilidade, uma vez que essa caixa dispensa a embreagem. Outra vantagem também de eleger a transmissão automática é que a operação ocorre sem solavancos ou trancos, o que é muito comum de acontecer nessas atividades, sobretudo por causa das pistas acidentadas.

Essa transmissão está combinada à caixa de direção hidráulica Knorr-Bremse com assistência eletrônica de última geração e sistema de auxílio de partida em rampa, o que aumenta a segurança na operação.

O motor é o MAN D08, de 6,9 litros, de 6 cilindros em linha que desenvolve potência de 277 cv e torque de 107 mkgf. Esse motor é o mesmo equipado no Constellation 24.280 líder de vendas da VWCO e do segmento de semipesados. Trata-se de um propulsor que dispensa o Arla 32, pois ele atende às demandas da norma de redução de emissão de poluentes por meio da tecnologia EGR (de recirculação dos gases de exaustão).

Ele é oferecido de série com tomada de força que pode ser utilizada com o veículo em movimento. O 31.280, graças ao BMB (centro de modificações da VWCO) traz ainda itens que asseguram mais robustez ao caminhão dentro do canavieiro como grade de proteção frontal (o chamado quebra mato), escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador,protetor do alternador contra palha,protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), chicote elétrico, entre outros.

Andrea Ramos, Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br

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