Caminho da Escola ganha mais de 800 ônibus MB

Caminho da Escola ganha mais de 800 ônibus MB

A Mercedes-Benz negociou micro-ônibus escolares para programa do Ministério da Educação

Ford vai parar de fazer caminhões no Brasil
Volkswagen fica mas perto de fabricar caminhões elétricos no Brasil
Meritor afirma investimento de 10 milhões de dólares nos Brasil, nos últimos três anos

A Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, programa do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação, até abril deste ano.

Esse volume está dentro das 1.600 unidades que a empresa fornecerá, por meio de licitação, com o modelo LO 916 R. Todos os ônibus, com carroceria Caio, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.

“Com o LO 916 R, oferecemos uma solução eficiente para o transporte de alunos nas zonas rurais, com um veículo adequado às exigências do programa Caminho da Escola”, ressalta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Asseguramos assim às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da rede de concessionários em todos os estados”.

Acessibilidade aos alunos

O micro-ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possui características específicas para aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos para operar tanto no asfalto colmo fora de estrada, para choques elevados e itens de acessibilidade, como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).

O LO 916 R se destaca pelo trem de força robusto. Ele é equipado com motor de 4 cilindros em linha, OM 924 LA SCR, de 156 cv a 2.200 rpm e torque de 59 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm. A transmissão é ZF 5s-580 BO de 5 velocidades. Ele conta com duas opções de entre-eixos: 4.500 e 4.800 mm.

“Com a negociação das 874 unidades, somente para o Caminho da Escola, a Mercedes-Benz terá participação com 4.870 ônibus em circulação, desde que a marca entrou no programa em 2013”, afirma Barbosa.

Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do reconhecido LO 916 foi desenvolvida, a partir deste modelo, especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.

Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

Carroceria Caio

A parceria com a Caio resultou numa carroçaria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.

O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

A configuração de assentos do LO 916 R permite às prefeituras que elas transportem 44 crianças ou 30 adultos sentados confortavelmente.

Redação Agência Transporta Brasil (ATB)
redacao@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS