A Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, programa do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado ao Ministério da Educação, até abril deste ano.
Esse volume está dentro das 1.600 unidades que a empresa fornecerá, por meio de licitação, com o modelo LO 916 R. Todos os ônibus, com carroceria Caio, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.
“Com o LO 916 R, oferecemos uma solução eficiente para o transporte de alunos nas zonas rurais, com um veículo adequado às exigências do programa Caminho da Escola”, ressalta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Asseguramos assim às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da rede de concessionários em todos os estados”.
Acessibilidade aos alunos
O micro-ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possui características específicas para aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos para operar tanto no asfalto colmo fora de estrada, para choques elevados e itens de acessibilidade, como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).
O LO 916 R se destaca pelo trem de força robusto. Ele é equipado com motor de 4 cilindros em linha, OM 924 LA SCR, de 156 cv a 2.200 rpm e torque de 59 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm. A transmissão é ZF 5s-580 BO de 5 velocidades. Ele conta com duas opções de entre-eixos: 4.500 e 4.800 mm.
“Com a negociação das 874 unidades, somente para o Caminho da Escola, a Mercedes-Benz terá participação com 4.870 ônibus em circulação, desde que a marca entrou no programa em 2013”, afirma Barbosa.
Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do reconhecido LO 916 foi desenvolvida, a partir deste modelo, especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.
Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.
O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.
Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.
Carroceria Caio
A parceria com a Caio resultou numa carroçaria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.
O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.
A configuração de assentos do LO 916 R permite às prefeituras que elas transportem 44 crianças ou 30 adultos sentados confortavelmente.
Redação Agência Transporta Brasil (ATB)
redacao@transportabrasil.com.br
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS