Um caminhão que inspira rodar pelo mundo

Um caminhão que inspira rodar pelo mundo

Worker 15.210 4x4 transformado em motorhome viaja pelo mundo

SEST SENAT vai oferecer CNH gratuita para jovens de Brumadinho (MG)
Marcas avançam nas vendas de ônibus
Scania alcança 26 mil veículos conectados na Fenatran

 

Carla Sandim e Rodrigo Coelho é um casal que gosta de aventura. Tanto que já rodaram por estradas de vários países. Foi então que, em fevereiro 2018, eles decidiram iniciar um projeto mais ambicioso: dar a volta ao mundo, em cinco anos, a bordo de um motorhome. Cientes dos desafios que encontrariam pelas mais diferentes paisagens mundo afora, tinham em mente uma certeza: a necessidade de um veículo que tivesse como predicados robustez e confiança.

A escolha foi o Volkswagen Worker 15.210 com 4×4. Não é comum caminhões com tração 4×4 e a VW tem como novidade representante da gama Constellation 15.190 como uma versão mais nova, atendendo a Euro 5.

O Worker do casal de aventureiros possui motor Euro 3 a pedido do casal, já que viajaria por locais ermo, onde o Arla 32 não seria possível de achar.

Nascido aventureiro

Um ano após o início da aventura, Carla, Rodrigo e o Mamute – apelido do motorhome – já passaram por belas paisagens no continente americano e colecionam histórias.

“Eu precisava de um caminhão que não usasse o Arla, já que circularia muito além das fronteiras do Brasil. Não conhecia o Worker 4×4, mas recebi a recomendação de um amigo, que é do Exército”, relata Rodrigo.

Uma vez decidido, o veículo adquirido 0 km, em dois meses passou a funcionar como um motorhome. Para tanto foram usadas peças vindas de países como China e Estados Unidos.

Desde que a aventura começou, o casal guiou o Worker pela América do Sul, percorrendo o sul do Brasil, o centro e o noroeste da Argentina, o norte do Chile, o Peru, o Equador e a Colômbia. O Mamute tem dado conta do recado. “Como o caminhão é projetado para uso militar, é durável, resistente e tem manutenção fácil. Ele é impressionante. Se precisar, o Worker consegue rebocar um carro a mais de 4.000 metros de altitude afundado em um rio de gelo”, afirma Rodrigo.

 

Prova disso ocorreu na Cordilheira dos Andes, quando Rodrigo e Carla içaram um veículo de um casal de alpinistas franceses. A temperatura beirava os 10° negativos. Quem se aventurou no resgate até então havia falhado. Até chegar a vez do Mamute, o Worker 4×4. O salvamento foi realizado e, em agradecimento, o casal francês enviou aos brasileiros uma gravura da cena. “Passamos pelo teste com tranquilidade”, brinca Rodrigo.

A nova etapa da viagem acontece na América do Norte – a entrevista com Rodrigo foi feita via whatsapp, diretamente de San Cristobal de las Casas, uma cidade de cerca de 200 mil habitantes no Sul do México.

Daqui por diante o Mamute passará por paisagens como as praias caribenhas e vulcões mexicanos, para depois transitar por dezenas de parques nacionais dos Estados Unidos, do Arizona ao Alaska. Na sequência, o Canadá e sua belíssima natureza.

Se o casal se apaixona pelas paisagens que encontra, as pessoas dos mais diversos países também mostram encantamento pelo motorhome. “Eu não tinha ideia do impacto visual do veículo e estou muito impressionado. Todos querem tirar fotos, nos abordam e pedem informações sobre o caminhão e nossa expedição”, diz Rodrigo.

Para quem não está tão próximo do Mamute, a aventura pode ser acompanhada nas redes sociais: @eravirtualexpedition (Instagram) eFacebook.com/eravirtualexpedition.

O Mamute

Com capacidade de carga de até 15 toneladas (atualmente, com 10,5t), o caminhão tem tração 4×4, bloqueio de diferencial e bons ângulos de saída e entrada. Possui 7,5m de comprimento e 3,75m de altura. O módulo da casa tem 5,0m de comprimento, 2,50 de largura e 2,0m de altura.

O Worker ainda é capaz de armazenar uma moto, duas bicicletas elétricas e um caiaque inflável. E a casa conta com seis painéis solares de 150w sobre o teto para abastecimento de energia.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS