Neobus renova linha Mega com conceito inédito para Curitiba

Neobus renova linha Mega com conceito inédito para Curitiba

New Mega com configuração Padron e motor dianteiro torna utilização mais versátil

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A Neobus desenvolveu para a Auto Viação Santo Angelo, de Curitiba, uma nova versão do seu ônibus urbano New Mega com cinco portas (três do lado direito e duas do lado esquerdo), na configuração Padron e com chassi de motor dianteiro.

A fabricante de Caxias do Sul forneceu, em fevereiro, nove veículos que foram os primeiros com essa configuração a operarem no sistema metropolitano da capital paranaense, transportando passageiros de bairros afastados até as plataformas.

De acordo com João Paulo Ledur, diretor da Neobus, a empresa quebra um importante paradigma, pois até então, nenhum modelo com configuração Padron e motor dianteiro havia sido utilizado no sistema de transporte de Curitiba. “Projetamos um ônibus que cria uma nova tendência e que pode se adequar à demanda variável de usuários ao longo do dia no transporte urbano. Em momentos de menor demanda, o operador opta por colocar em operação usando somente as portas do lado direito, com embarque por escada. Havendo necessidade de utilizar somente as plataformas, o embarque e desembarque são feitos pelas portas em nível do lado esquerdo. Em momentos de maior demanda, utiliza as cinco portas”, destaca o executivo.

Hoje, o mesmo ônibus na configuração Padron só existe no sistema de transporte de Curitiba com motorização traseira, o que limita a sua utilização nos três tipos de aplicação, devido ao comprimento total e à capacidade de passageiros.

Mais detalhes

Com 13.345 mm de comprimento, os New Mega da Auto Viação Santo Angelo têm chassi Mercedes-Benz OF-1721L, altura externa de 3.475 mm, altura interna de 2.120 mm e podem transportar 76 passageiros, sendo 27 sentados em poltronas City e 49 em pé. Possuem cinco portas (três do lado direito, com embarque por escada, e duas do lado esquerdo, com embarque a nível com rampas automáticas), além de elevador escada na porta central do lado direito.

Os veículos dispõem de 20% dos assentos preferenciais, catraca de três braços na porta dianteira, anunciador de voz nas portas e itinerários eletrônicos dianteiro e lateral, entre as portas do lado esquerdo.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportabrasil.com.br 

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Agência Transporta Brasil – ATB

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