Scania projeta alta em seus mercados no Brasil

Scania projeta alta em seus mercados no Brasil

Destaque vai para caminhões, que começaram o ano com pedidos de 3 mil unidades da nova geração

Trecho Sul do Rodoanel já recebeu mais de 100 mil caminhões
M. Dias Branco recebe 91 caminhões Volkswagen
Daimler inicia venda dos médios BharatBenz na Índia

A Scania projeta crescimento entre 10% e 20% do mercado de caminhões acima de 16 t de PBT, segmento em que atua com veículos semipesados e pesados. Contudo, se as projeções se concretizarem os volumes fecharão entre 58 mil e 63 mil unidades nessas categorias.

A justificativa está no agronegócio, que mesmo com a possibilidade de queda de safra em função das intempéries climáticas, os resultados serão positivos; deve-se lembrar também que o agronegócio representa cerca de 40% e 45% das vendas de caminhões pesados no Brasil. Além disso, um bom cenário econômico pode ajudar a aquecer segmentos como varejo e carga industrial que podem trazer volumes de vendas.

“As empresas já estão ampliando ou renovando a frota, e isso mostra que o transportador está mais confiante”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Novos produtos

Ao contrário do que se comumente imagina, que o empresário de transporte acabaria com os estoques da linha anterior de caminhões e esperaria para perceber o comportamento dos veículos da nova geração no mercado, na Scania essa realidade é uma falácia. Os modelos caíram na graça do transportador e desde setembro passado, quando os caminhões foram apresentados no mercado, a Scania começou a receber encomendas e hoje contabiliza cerca de 3 mil pedidos, e isso representa cerca de 35% de tudo o que a marca faturou em 2018, ano que já foi 50,2% maior para a Scania se comparar a 2017.

Sílvio Munhoz, diretor comercial da Scania

“Estamos confiantes e animados com os desafios para 2019 com a chegada da nova geração de caminhões e sua promessa de economia de até 12% em comparação com a geração anterior, as Séries P, G e R. A rede está pronta para surpreender o cliente com a ‘Máquina dos Sonhos’ e as demais soluções da marca”, acrescenta Munhoz.

Nos passageiros

Nos ônibus a Scania também tem boas expectativas. Ano passado o mercado acima de 8 t foi 15% maior com 12,8 mil unidades de chassis vendidas. No rodoviário a Scania representou com a fatia de 21% do mercado. Segundo executivos da marca, renovação de frota e o aquecimento no fretamento no final do ano passado, ajudaram para os bons números. “Estamos nos baseando em melhores indicadores macroeconômicos e no ambiente muito mais otimista por parte do empresariado”, revela Alan Frizeiro, gerente de vendas de ônibus da Scania no Brasil.

Nos urbanos a Scania está apostando nos modelos biarticulados e anunciou a venda dos primeiros modelos no Brasil, precisamente para a cidade de Curitiba, que receberá seis unidades. Os veículos, que vão operar pela Viação Cidade Sorriso, vão rodar no sistema BRT e entram em operação no dia do aniversário da cidade, 29 de março.

Os executivos da marca enxergam 2019 como um ano de renovação da frota urbana. A tarifa congelada colaborou com a queda da renovação, mas agora com a recuperação das tarifas o mercado poderá reagir positivamente.

Serviços

O balanço de 2018 para os serviços Scania também foi positivo. As vendas de programas de manutenção aumentaram em 56% contra 2017, considerando uma carteira de 8.300 veículos.

O programa com planos flexíveis chegou à venda de mais de 3 mil programas com participação de 40% nas vendas entre todas as modalidades. Foram 3.145 veículos utilizando o sistema em que o próprio caminhão avisa quando deve parar. Ou seja, do total de 10.749 veículos com programas de manutenção, 29% foram ativados com o plano flexível. E, do total de caminhões novos vendidos pela marca 41% saíram com alguma das modalidades oferecidas de programa de manutenção.

Já os Serviços Conectados registraram 15,3 mil veículos ativos com um crescimento de 125% sobre os 6,8 mil de 2017. Do total, 92% foram caminhões 14 mil unidades e 8% ônibus com 1.296 unidades.

Andrea Ramos
Editora-executiva da Agência Transporta Brasil
andrearamos@transportrabrasil.com.br

Rádio Agência Transporta Brasil

Entrevista com Sílvio Munhoz, diretor comercial, e Gustavo Andrade, responsável pelo portfólio de serviços da Scania. Ouça nosso conteúdo de rádio no player abaixo:

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS