Produção industrial sobe 0,8% em maio

Índice corresponde ao desempenho em comparação com abril, de acordo com IBGE

Harley-Davidson encerra 2º trimestre com US$ 1,79 bi de receita
Petrobras e Guarani planejam produzir etanol em Moçambique
Consumo de combustível no Brasil cai mais de 2% em novembro

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial subiu 0,8% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. 17 dos 24 ramos pesquisados apresentaram avanço. O resultado de encontro com as expectativas divulgadas pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a uma expansão de 2,0%, e acima da mediana positiva de 0,65%.

Em relação a maio de 2016, a produção subiu 4%. No ano, a indústria teve alta de 0,5%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria acumulou recuo de 2,4%.

O principal impacto positivo foi registrado por veículos automotores, reboques e carrocerias, com avanço de 9,0%, puxado pela fabricação de automóveis e caminhões. O resultado de maio foi o mais elevado para o segmento desde dezembro de 2016, quando tinha crescido 10,4%.

Já entre os seis ramos que encolheram no mês, as perdas mais importantes foram dos segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,2%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos.

COMMENTS