Produção industrial sobe 0,8% em maio

Índice corresponde ao desempenho em comparação com abril, de acordo com IBGE

Consórcio para caminhões deverá seguir em expansão neste ano
Toyota já vendeu mais de 4,6 milhões de híbridos no mundo
Setor de autopeças indica sinais de retomada do crescimento

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial subiu 0,8% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. 17 dos 24 ramos pesquisados apresentaram avanço. O resultado de encontro com as expectativas divulgadas pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,7% a uma expansão de 2,0%, e acima da mediana positiva de 0,65%.

Em relação a maio de 2016, a produção subiu 4%. No ano, a indústria teve alta de 0,5%. No acumulado em 12 meses, a produção da indústria acumulou recuo de 2,4%.

O principal impacto positivo foi registrado por veículos automotores, reboques e carrocerias, com avanço de 9,0%, puxado pela fabricação de automóveis e caminhões. O resultado de maio foi o mais elevado para o segmento desde dezembro de 2016, quando tinha crescido 10,4%.

Já entre os seis ramos que encolheram no mês, as perdas mais importantes foram dos segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,2%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos.

COMMENTS