Concessionárias de ferrovias anunciam projeto visando reduzir gargalos na Baixada Santista (SP)

Rumo, MRS Logística e Ferrovia Centro-Atlântica têm dois anos para desenvolver “Projeto Ferradura “

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As concessionárias Rumo, MRS Logística e Ferrovia Centro-Atlântica, todas atuantes no modal ferroviário, anunciaram que deverão atuar juntas para identificar e solucionar gargalos da operação na Baixada Santista, em São Paulo.

Um memorando de entendimentos, documento de cooperação mútua, foi assinado no dia 12/4 para delinear no prazo de dois anos o desenvolvimento do chamado Projeto Ferradura. Essas três concessionárias mantêm operação conjunta na região.

O intuito da parceria é obter um aumento substancial da capacidade de descarga dos pátios e dos terminais; aumento da fluidez da operação ferroviária, a partir da unificação dos modelos operacionais das concessionárias; modernização dos métodos de planejamento e gestão integradas das operações; identificação de soluções que não transfiram gargalos para outros trechos.

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a partir da assinatura do documento as concessionárias também debaterão um modelo tarifário que terá como características a geração de valor para o negócio; a inexistência de subsídios cruzados (cada cliente paga suas contas); o enfrentamento de possíveis conflitos e a previsão de utilização de faixas tarifárias para premiar o aumento do volume transportado com gerenciamento adequado dos riscos desde que não sejam necessários investimentos adicionais vultosos.

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