Wilson Sons investe US$ 40 milhões em equipamentos para Tecon Rio Grande

Segundo a empresa, 11 equipamentos foram comprados na China e já chegaram ao Brasil

Locar realiza transporte de equipamento super pesado para a Volkswagen
Peças e equipamentos da antiga RFFSA são doadas para a Ferroeste
Infraero adquire 115 novas paleteiras hidráulicas para operações nos Teca

wilson-sons-tecon-rio-grande

A Wilson Sons investiu US$ 40 milhões em novos equipamentos para o Tecon Rio Grande, onde completará 20 anos de operações em abril. Ao todo, 11 equipamentos foram comprados na China e chegaram ao Brasil recentemente, dentre eles, três novos guindastes com capacidade de alcance de até 24 contêineres alinhados.

Os três STSs (Ship to Shore Container Crane) são, até o momento, os maiores instalados no País. O Tecon também importou oito RTGs (Rubber Tyre Gantry Crane – pontes rolantes sobre rodas utilizadas na movimentação dos contêineres no pátio). Estima-se que os novos equipamentos darão à empresa um ganho de pelo menos 45% na produtividade média.

“Recentemente, a Maersk comprou a Hamburg Süd (armadora alemã líder nos tráfegos com o Brasil). Já tivemos mais de 20 principais armadores, hoje temos em torno de 11 e, na velocidade que vai o mercado, teremos a concentração da movimentação mundial de cargas em sete ou seis grandes companhias. Com isso, a navegação será operada com navios cada vez maiores”, explica o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Renê Wlach, diretor comercial do Tecon, afirma que o investimento tem como foco primordial manter a competitividade.

“Os armadores buscam os portos que têm condições de atender a suas maiores embarcações, sempre. Antes, o padrão já foi de guindastes para operar com navios que alinhavam 19 contêineres, o que avançou para 22, e agora estamos indo para 24. O passo futuro do Tecon é ampliar em mais 300 metros o espaço para receber essas embarcações”, diz Wlach, ressaltando também o investimento feito no novo sistema de automação do Tecon, o N4, que também terá estreia em abril.

COMMENTS