Cetesb inaugura Laboratório de Emissões para Veículos Diesel no ABC Paulista

Instalação dará subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular

Ligação entre Estação Tamanduateí e São Bernardo é selecionada entre as obras do PAC 2
Obras do trecho leste do Rodoanel têm início em SP
Mercedes adia demissão de 483 trabalhadores

cetesb-emissoes-laboratorio-abs

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) passa a ter a partir desta terça-feira (17/1) um Laboratório de Emissões para Veículos Diesel em São Bernardo do Campo (SP).

A instalação permitirá a realização de pesquisas sobre emissões geradas por automóveis e vai dar subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular, considerado o maior problema ambiental das regiões metropolitanas.

Profissionais analisarão a concentração de poluentes nos gases emitidos pelos veículos diesel, tais como de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e material particulado (MP), além de amônia (NH3). Por meio desses testes, a Cetesb vai avaliar a qualidade dos motores nacionais e importados dos veículos que rodam no Estado.

Com 663 m² de área útil, o laboratório foi implantado em um terreno de 15 mil m², onde já funcionam duas agências ambientais da companhia. Essa obra foi construída com recursos financeiros da ordem de R$ 12 milhões, provenientes de um acordo judicial firmado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com a Cetesb, Ministério Público Federal, IBAMA e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

COMMENTS