Cetesb inaugura Laboratório de Emissões para Veículos Diesel no ABC Paulista

Instalação dará subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular

MRS Logística vai construir terminal intermodal em Mauá, no ABC paulista
Rodoanel leste em SP tem 70% do trecho em obras
Scania fecha venda de chassis de ônibus para empresa de transporte coletivo do ABC paulista

cetesb-emissoes-laboratorio-abs

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) passa a ter a partir desta terça-feira (17/1) um Laboratório de Emissões para Veículos Diesel em São Bernardo do Campo (SP).

A instalação permitirá a realização de pesquisas sobre emissões geradas por automóveis e vai dar subsídios ao governo na formulação de políticas públicas de controle da poluição veicular, considerado o maior problema ambiental das regiões metropolitanas.

Profissionais analisarão a concentração de poluentes nos gases emitidos pelos veículos diesel, tais como de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e material particulado (MP), além de amônia (NH3). Por meio desses testes, a Cetesb vai avaliar a qualidade dos motores nacionais e importados dos veículos que rodam no Estado.

Com 663 m² de área útil, o laboratório foi implantado em um terreno de 15 mil m², onde já funcionam duas agências ambientais da companhia. Essa obra foi construída com recursos financeiros da ordem de R$ 12 milhões, provenientes de um acordo judicial firmado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), com a Cetesb, Ministério Público Federal, IBAMA e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

COMMENTS