Volvo inicia testes da nova geração de ônibus híbridos

Morre na Suécia um dos pioneiros da indústria de veículos pesados no Brasil
Paraná já emitiu 1,5 milhão de multas de trânsito no 1º semestre de 2011
Agrale inaugura concessionária em Curitiba (PR)

 volvo bus hibrido

A Volvo Bus iniciou nesta semana mais uma etapa de testes da nova geração de ônibus híbridos em condições reais de uso. Na sexta-feira, 18 começou a rodar na frota de Curitiba (PR) o Hibriplus. Uma unidade circulará por seis meses em uma linha do transporte público da cidade. A ideia é verificar o potencial do modelo para a aplicação severa, com transporte diário de grande número de pessoas.

+ Volvo expande portfólio e lança novo ônibus rodoviário

O ônibus já circula em outros países, mas em cidades menores do que a capital paranaense. No teste o Hibriplus rodará na linha Interbairros II, que tem 41 quilômetros de extensão e transporta todos os dias 33 mil pessoas. O modelo articulado tem capacidade para 154 passageiros. Os resultados dos testes serão passados à matriz da Volvo Bus na Suécia, que usará as informações para desenvolver e adaptar o veículo ao mercado da América Latina.

O Hibriplus funciona com com um motor elétrico e um abastecido com biodiesel com tecnologia Euro 6. A fabricante aponta que o conjunto é capaz e reduzir em 39% as emissões de dióxido de carbono e em 50% as de material particulado na comparação com um ônibus similar equipado com motor Euro 5 a diesel. Nas arrancadas o modelo funciona em modo elétrico, que não gera emissões ou ruído. A bateria é recarregada durante as frenagens, por isso o chassi é tão adequado para o anda dos trajetos urbanos.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS