Ônibus Volvo fará primeira rota turística oficial da cidade de São Paulo

DC Logistics promove ação ambiental
Governo baixará IPI de carro que gastar menos combustível
Hamburg Süd testa combustível com baixo teor de enxofre

25694534521_87c609c7e2_z

Um ônibus híbrido da Volvo começou a circular na linha de turismo da cidade de São Paulo, inaugurada neste final de semana.  O ônibus possui carroceria double deck com vista panorâmica e vai passar pelos principais pontos turísticos da cidade, como MASP, Mercado Municipal, Liberdade, parque Ibirapuera, Pátio do Collegio e Theatro Municipal.

+ Iveco Bus lança o ônibus GranClass para transporte escolar em áreas de difícil acesso

Chamado de “Circular Turismo Sightseeing SP”, o ônibus é fruto de uma parceria entre SPTrans, CET e SPTuris. O ponto de partida é a Estação da Luz, no centro da cidade.  Durante o trajeto, os passageiros receberão informações sobre a história e as curiosidades dos pontos visitados por meio de um sistema de voz, folder e um aplicativo para smartphones.

“O híbrido é um veículo ideal para este tipo de serviço. É silencioso e nao não emite poluentes nos momentos em que está parado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, trânsito ou nos semáforos”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

+ Foton confirma fábrica no RS e continuará alugando montadora para produção de primeiras unidades nacionais

O Circular Turismo possui tecnologia híbrida da Volvo e emite 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares Euro 5 movidos à diesel. Além disso, pode emitir até 35% menos gás carbônico (CO2).

O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há emissão de poluentes e ruído.

A bateria do motor elétrico é recarregada durante as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia gerada pela desaceleração é utilizada para carregar a bateria.

Desde 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus híbridos da marca já foram vendidos. Os híbridos circulam em 21 países e cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estolcomo, Gotemburgo, Curitiba e Bogotá.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS