Porto do Rio Grande registra maior movimentação da história em 2015

CD da Standard no Paraná recebe habilitação do SIF para armazenagem de carga animal
Santos Brasil recebe 21 novos caminhões Mercedes-Benz
Porto de São Francisco do Sul (SC) ganha novo berço

porto do rio grande

A Superintendência do Porto do Rio Grande confirmou que o ano de 2015 foi o melhor de toda a história do complexo portuário gaúcho. Foram movimentadas 37.667.299 toneladas dos mais variados segmentos de produtos. O resultado apresenta um crescimento de 8,9% quando comparado ao ano de 2014. A soja segue sendo o produto de maior destaque do porto.

+ TCP bate recorde inédito em exportação de madeira

O complexo da soja (óleo, farelo e, grão) representa 37,8% da movimentação total do porto e teve um crescimento de 29,6% quando comparado ao ano de 2014. O total de 2015 no segmento mencionado ultrapassou 14,2 milhões de toneladas. Na Carga Geral houve um aumento de 15,6% passando de 7,8 para 9,08 milhões de toneladas. O Granel Sólido teve incremento de 10,7% ultrapassando 24,5 milhões de toneladas.

“Foi um ano de muitos desafios para os administradores públicos. Em um cenário de crise não é possível ficar acomodado e sim, é preciso enfrentar os obstáculos com criatividade e determinação. Os números de 2015 mostram que a administração portuária e a Secretária de Transportes acertaram com decisões tomadas nos momentos certos. O produto agrícola gaúcho também deve ser elogiado. A qualidade da produção do nosso Estado facilita a exportação e por isso, tivemos incrementos tão importantes em produtos como a soja e o trigo”, afirma o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco. A movimentação de containers seguiu a tendência de crescimento com 726.781 TEUS ante 678.765 TEUS em 2014.

+ Novas regras para financiamento de ônibus e caminhões pelo Finame entram em vigor

Durante o ano de 2015, a navegação de longo curso (importação e exportação) foi a principal operação do Porto representando mais de 80% do total. A China foi o principal destino das exportações com mais de 10,7 milhões de toneladas enquanto a Rússia foi o país que mais enviou produtos ao Porto do Rio Grande, acumulando 672,3 mil toneladas. Foram 3.067 embarcações que movimentaram cargas no Porto Novo e no Superporto.

+ Saiba tudo do mundo do transporte e da logística. Curta nossa página no Facebook!

COMMENTS