Volvo é destaque na Fenatran, mas modelos ficam 8% mais caros em 2016

Volvo é destaque na Fenatran, mas modelos ficam 8% mais caros em 2016

Além da montadora sueca, apenas a DAF apresentou novidades na linha durante a feira

GM pode retornar ao mercado de caminhões no Brasil
Preço do frete deixou de ser diferencial há tempos
Com nova unidade em Campinas, Iveco completa 90 concessionárias no País

volvo fenatran

A Volvo abriu nesta segunda (9) como destaque da 20ª edição da Fenatran em um estande suntuoso e cheio de novidades. Mas além dos belíssimos modelos novos, a montadora confirmou um aumento de 8% dos preços de toda a sua linha de caminhões no Brasil a fim de suportar a elevação de 15% de seus custos operacionais acumulados no ano. “Também haverá aumentos trimestrais em 2016 para compensar os custos de 2015”, afirmou Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil, durante a apresentação das novidades da marca para a feira, que acontece até a sexta-feira (13) no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

+ Financiamentos de pesados estão comprometidos com o fim do Finame PSI

Embora não tenha mencionado quanto será o índice de aumentos programados para o próximo ano, Fedalto reforça que o acréscimo no preço final dos produtos é uma necessidade de toda a indústria, que neste ano enfrenta queda de mais de 50% das vendas no mercado de caminhões, sendo retração de mais de 60% no segmento pesado, único em que a Volvo atua. “A boa notícia é que o mercado já caiu o que tinha que cair. Nos últimos quatro, cinco meses, observamos um nível de queda estabilizado. Precisamos fazer ajustes, mas acredito que da metade de 2016 em diante, o mercado deva melhorar junto com a economia”, arrisca o executivo.

volvo na fenatran 3

O mal momento da indústria de caminhões ficou bem representado nesta edição da feira, que além da Volvo, contou apenas com a DAF como montadora participante.

+ Caminhoneiros em greve fecham rodovias em seis estados

Mesmo assim, a montadora suéca trouxe para o evento toda a sua linha de caminhões que foi totalmente renovada nos últimos dois anos com parte do ciclo de investimento de R$ 1 bilhão que terminou no fim de 2014. Entre as novidades, o lançamento da versão do modelo FH 6×4 com eixo suspensor, o que segundo a empresa, reduz em até 4% o consumo de combustível no modo carga vazia. A Volvo traz ainda novidades tecnológicas relacionadas à gestão de frota, como o aplicativo Dynafleet para uso em smarthphones ou o Voar On Call, recurso que com o acionamento de um botão no painel do caminhão conecta o veículo a um dos técnicos da central de atendimento, que consegue monitorar os parâmetros do veículo. Até sexta-feira, 13, parte da central de atendimento estará instalada no estande da empresa e prestará seu serviço de 24 horas de dentro da Fenatran.

volvo fenatran 2

“Foram quase dois anos de preparação para esta Fenatran, desde o término da edição anterior. Montamos uma estrutura com 40 salas em nosso espaço para atender os visitantes da feira porque esta é sim uma feira de negócios”, afirma Mello.

+ Fique por dentro de tudo o que acontece no Transporte e na Logística pelo Facebook

COMMENTS