Foton negocia montagem de caminhões com Agrale e International

Chinesa pretende alugar fábrica para montar os caminhões que serão vendidos no Brasil

Cummins Brasil expande fornecimento de motores para Agrale
Agrale doa ambulância para auxílio às vítimas da tragédia no Haiti
Agrale soma 40 mil chassis de miniônibus fornecidos à Volare

foton-caminhao

Enquanto avança no desenvolvimento de seu caminhão de dez toneladas e constrói a rede de concessionárias, a Foton está arquitetando a implantação de sua fábrica em Guaíba (RS). Em uma primeira fase, no entanto, a alternativa para antecipar a montagem de veículos no país seria alugar instalações de outras montadoras. As principais opções são a da Agrale, de Caxias do Sul (RS), e a da International, de Canoas (RS), que enfrenta sérias dificuldades no mercado.

+ Knorr-Bremse traz simulador de direção de pesados ao Brasil

De acordo com o gerente de engenharia e desenvolvimento da empresa chinesa, Leandro Gedanken, está sendo alcançado o índice superior a 70% de conteúdo nacional para o veículo de 10 toneladas, desenvolvido em regime de codesign com os fornecedores. “Já estamos trabalhando com o mesmo método cooperado de inteligência no caminhão de 3,5 toneladas e para os próximos modelos de 17 e 24 toneladas”, observou.

+ TruckPad cria ferramenta que alerta motoristas sobre serviços personalizados

O presidente do conselho da Foton, Luiz Carlos Mendonça de Barros analisou o cenário econômico e os planos da empresa no país. “É importante destacar que estamos falando agora de um momento difícil, mas não, de modo algum, de um País difícil. Sabemos muito bem que as dificuldades econômicas são momentâneas e passageiras. Mas as possibilidades e potencialidades do Brasil, particularmente em nosso negócio, que é a logística rodoviária, são imensas e de longo prazo. Avançamos a passos largos e com a participação efetiva dos nossos parceiros fornecedores, vamos iniciar a produção do nosso caminhão de 10 toneladas em uma fábrica alternativa já no primeiro semestre do ano que vem, até que a nossa fábrica em Guaíba, no Rio Grande do Sul, esteja pronta”, concluiu.

+ Fique por dentro de tudo o que acontece no Transporte e na Logística pelo Facebook

 

COMMENTS