Scania lança biarticulado com capacidade para 270 passageiros

Ônibus é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas ou 68 automóveis com quatro ocupantes

Mercedes-Benz lança projeto de transporte compartilhado em São Paulo
Câmara dos Deputados analisa criação de sistema nacional de transporte solidário
Peugeot apresenta modelo de bicicleta urbana

scania-onibus-biarticulado

A Scania está lançando um veículo destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit). O ônibus é capaz de tirar das ruas até 135 carros com duas pessoas ou 68 automóveis com quatro ocupantes.

O biarticulado F 360 HA de 28 metros de comprimento e com capacidade para acomodar 270 pessoas representa um incentivo ao transporte coletivo. Isso porque o BRT vem ganhando espaço como solução viável para a mobilidade eficiente nas médias e grandes cidades. Atualmente, 27 cidades somam 61 projetos. O sistema é similar ao metrô, mas com custos operacionais até dez vezes mais baixos e tempo de implantação de apenas 18 meses.

O biarticulado Scania F 360 HA 8×2 segue os padrões de BRT do manual da Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus). A regra prevê corredores exclusivos com plataformas de embarque e desembarque elevadas, o que requer veículos com piso alto, no mesmo nível da plataforma, a fim de facilitar o embarque e desembarque.

O modelo F 360 HA, de piso normal, tem motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria). O custo passageiro/km de um biarticulado pode chegar a até 40% menos que o de um articulado. Ele pode ainda substituir praticamente dois articulados.

COMMENTS