31% dos brasileiros passam mais de uma hora por dia no trânsito para ir ao trabalho

25% dos entrevistados adotam o ônibus ou vans como seu principal meio de locomoção para se deslocar para suas tarefas diárias

Pesquisa da UFRJ aponta métodos para aprimorar transporte de cargas nas grandes cidades
Sudeste tem os pedágios mais caros do Brasil
Porto de Santos contrata universidade para estudo de impacto do aprofundamento de canal

campinas-transitocampinas-transito

Uma pesquisa divulgada nesta semana pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontou que pelo menos 31% dos brasileiros gastam mais de uma hora por dia para se deslocar ao trabalho ou para escola. O estudo foi realizado entre os dias 5 e 8 de setembro, com 2.002 pessoas em 142 municípios.

No primeiro ano da pesquisa sobre mobilidade urbana, em 2011, aproximadamente 26% gastavam mais de uma hora.

25% dos entrevistados adotam o ônibus ou vans como seu principal meio de locomoção para se deslocar para suas tarefas diárias, como trabalho e estudo. De acordo com a pesquisa, o segundo meio de locomoção mais utilizado diariamente é andar a pé: 22%. Já o automóvel da família é o principal meio de 19% da população, sendo o terceiro usado com mais frequência.

“Quanto maior o município de residência dos brasileiros, maior o tempo que eles gastam em seus deslocamentos rotineiros para trabalho ou estudo. Dos brasileiros que moram em municípios com até 20 mil habitantes, apenas 16% gastam mais de uma hora em seu deslocamento diário enquanto esse percentual chega a 39% entre os que moram em municípios com mais de 100 mil habitantes”, acrescentou a CNI.

COMMENTS