Alstom entrega VLT CItadis para o Rio de Janeiro

Veículo é o primeiro dos 32 trens de 44 metros de comprimento encomendados pela cidade do Rio de Janeiro pelo consórcio do VLT Carioca

Alstom fornecerá novo sistema de trens de Belgrado, na Sérvia
Alstom inaugura nova linha de produção de VLTs em Taubaté (SP)
Alstom inicia transporte de 2.500 peças para a usina hidrelétrica de Ituango (Colômbia)

vli-rio-trem

Rio de Janeiro passa a contar com um novo VLT Citadis, da Alstom. A primeira unidade de Veículo Leve sobre Trilhos chegou à cidade após 20 dias de transporte, saindo das instalações da fabricante em La Rochelle (França) onde outros quatro trens estão sendo produzidos.

Este é o primeiro dos 32 trens de 44 metros de comprimento encomendados à Alstom pela cidade do Rio de Janeiro pelo consórcio do VLT Carioca, assinado em 2013 como parte de um sistema integrado de VLT. Os outros 27 VLTs serão produzidos na unidade de Taubaté (SP).

“O sistema conectará ônibus, metrôs e trens e aumentará a intermodalidade da cidade, reduzindo, ao mesmo tempo, os congestionamentos e a poluição,” afirmou Michel Boccaccio, Vice-Presidente Sênior da Alstom Transporte na América Latina.

A linha de VLT será totalmente livre de catenárias, combinada ao sistema APS, que fornece energia pelo solo. A linha, que tem 28 quilômetros de comprimento e inclui 32 paradas, será parcialmente inaugurada em meados de 2016, a tempo para os Jogos Olímpicos.

COMMENTS