Volkswagen investirá R$ 460 milhões na fábrica de motores de São Carlos

Aporte será aplicado no início da produção no Brasil de propulsores com tecnologia TSI

Produção de veículos cai mais de 11% em 2016
IPVA Pará 2014
IPVA Mato Grosso 2014

motor-volkswagen-investimen

A Volkswagen do Brasil anunciou na quarta-feira (24/6) que investirá até 2018 R$ 460 milhões na fábrica de motores localizada no município de São Carlos (SP). A intenção da montadora é iniciar a produção no Brasil de propulsores com tecnologia TSI, que apresenta desempenho aprimorado e com menor consumo de combustível.

O aporte será dividido em três fases na nova família de motores EA211, que consiste em uma linha de produção, preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma inédita linha de produção de virabrequim a partir de 2016, peça que atualmente é importada pela empresa.

A tecnologia TSI corresponde a um motor turbo e compacto com injeção direta de combustível e com consumo 20% menor nos modelos luxuosos importados pela Volkswagen, como Golf e Tiguan. O primeiro modelo nacional a receber o sistema será o Up!.

A TSI é parte da estratégia de oferecer motores menores e mais eficientes, assim como os já oferecidos na Europa. A potência do motor 1.0 litro de três cilindros foi aumentada de 82 cv para 105 cv, abastecidos com etanol. Com gasolina, o novo motor TSI atinge 101 cv de potência máxima.

COMMENTS