Detran-SP alerta para golpe de multas aplicado por meio de falsos boletos

Criminosos fotografam veículos que estão trafegando em uma determinada via e enviam documentos de cobrança para condutores

Disque Detran SP passa a atender todo o Estado
Supremo decide que Detran do Rio não pode cobrar IPVA de carros dos Correios
Veículos com placa final 7 devem efetuar o licenciamento neste mês em SP

dpvat

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) está alertando os motoristas a respeito de um golpe relacionado a multas de trânsito que está sendo aplicado por meio de falsos boletos bancários.

O crime consiste em fotografar veículos que estão trafegando em uma determinada via. De posse do número da placa, os criminosos produzem um falso boleto de pagamento de multa e o enviam ao proprietário do automóvel.

Nesse suposto boleto está incluso o número de uma conta bancária na qual será efetuado o depósito do pagamento.

Entre os boletos falsos que estão circulando é mencionado no cabeçalho da falsa multa o SISCOM (Sistema de Controle de Multas). Esse sistema não existe.

Na notificação de penalidade do Detran-SP consta o brasão do Estado de São Paulo, menção à Secretaria da Fazenda e a sigla MILT (Multa por Infração à Legislação de Trânsito).

Além disso, o Detran informa que não multa por meio de radares, pois não opera esse tipo de equipamento, de responsabilidade exclusiva das prefeituras, no perímetro urbano, e dos órgãos rodoviários. Desta forma, nenhuma notificação do Detran-SP é apresentada com foto do veículo.

Antes de qualquer pagamento, é recomendável consultar o portal detran.sp.gov.br para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há algum débito.

Os débitos de veículos emplacados no estado de São Paulo também podem ser pesquisados no site da Secretaria Estadual da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br).

COMMENTS