Vale investe US$ 477,5 milhões no MA durante o 4º trimestre de 2014

Segundo mineradora, US$ 452 milhões foram aplicados em áreas como logística Ferroviária e portuária, já US$ 15,8 milhões foram investidos na área socioambiental

Vale inicia operação do novo trem de passageiros na Estrada de Ferro Vitória a Minas
MRS Logística entrega novas locomotivas para operar em Paranapiacaba
Falta de planejamento em projetos na Bahia geram prejuízo de R$ 2 bi, diz TCU

vale-mineradora-carajas

A mineradora Vale investiu aproximadamente US$ 477,5 milhões no Maranhão durante o quarto trimestre de 2014. Ao todo, US$ 452 milhões foram aplicados em áreas como logística Ferroviária e portuária, já US$ 15,8 milhões foram investidos na área socioambiental, o que representa um acréscimo de 16% em comparação com o trimestre anterior.

No acumulado correspondente a 2014, os investimentos da Vale alcançaram US$ 1,4 bilhão no Estado. A EFC (Estrada de Ferro Carajás) transportou 120,3 milhões de toneladas de produtos em 2014. Já o TMPM (Terminal Marítimo de Ponta da Madeira), o que inclui operações realizadas no berço 105, operado pela Vale no Porto do Itaqui, foi responsável pelo embarque de 112,2 milhões de toneladas.

A produção própria de minério de ferro da Vale, excluindo o minério de ferro adquirido de terceiros e a produção atribuível à Samarco, atingiu o recorde de 319,2 toneladas em 2014, 19,4 a mais que 2013 e 7,2 toneladas acima do nível de produção própria para 2014.

Em 2014, Carajás atingiu a produção recorde de 119,7 toneladas, o que representa um aumento de 14,8 toneladas em relação a 2013.

O projeto de expansão S11D (incluindo mina, usina e logística associada), correspondente ao Sistema Norte, está avançando de acordo com o planejado e alcançou 42% de avanço físico consolidado no quarto trimestre de 2014. Na infraestrutura logística, nove dos 48 segmentos de duplicação da Estrada de Ferro Carajás foram entregues no ano. A obra de construção do berço Norte no Píer IV atingiu 43% de avanço físico e o ramal ferroviário que interligará a mina S11D à Estrada de Ferro Carajás alcançou 45% de avanço físico. Assim que estiver concluída, a construção do ramal ferroviário, com extensão de 101 km, permitirá escoar toda a produção do minério de ferro produzido em S11D. O início da operação do projeto está previsto para o segundo semestre de 2016.

COMMENTS