Gasolina passa a ser comercializada com 27% de etanol

Gasolina passa a ser comercializada com 27% de etanol

Medida tem como objetivo beneficiar os produtores do biocombustível, que precisam escoar a produção de álcool

Brasil produziu mais de 190 mil caminhões em 2013
Produção de veículos no Brasil fecha ano com queda de 15,3%
Produção de caminhões e ônibus apresenta queda no 1º trimestre do ano

aumento-diesel-gasolina

A gasolina passou a ser comercializada no dia 16/3 com 27% de etanol em sua composição, o maior percentual desde que a mistura passou a ser autorizada pelo governo. Anteriormente, o índice praticado era 25%.

A pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a gasolina do tipo premium não sofreu alterações e continua com o percentual antigo.

A medida tem como objetivo beneficiar os produtores do biocombustível, que precisam escoar a produção do derivado da cana. Norma foi autorizada pelo governo em parceria com usinas sucroalcooleiras e também a Anfavea.

A Unica (União Nacional da Indústria da Cana-de-Açúcar) prevê um panorama positivo com a alteração. Com os 2% a mais na mistura, haverá um aumento de um bilhão de litros ao ano na demanda interna.

A Anfavea ainda não concluiu os testes de durabilidade em veículos para identificar quais danos a nova mistura poderá causar. A entidade alega que os testes são fundamentais para que eles possam recomendar o uso irrestrito do combustível com o novo teor de etanol. Os resultados devem ser apresentados no mês que vem.

COMMENTS