Secretaria de Avião Civil prevê manutenção de 71 terminais aéreos e edificação de outros nove; primeiras licitações devem ser lançadas em julho deste ano
A SAC (Secretaria de Avião Civil) anunciou recentemente que novos terminais aéreos serão criados no Norte do Brasil com um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões.
Com este montante, serão construídos nove aeroportos e 71 serão reformados nos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso, na reigão Centro-Oeste.
As primeiras licitações devem ser lançadas em julho deste ano. Esses aeroportos devem ficar prontos em até 30 meses, a partir da apresentação do projeto. Para as reformas, a estimativa é de 8 a 18 meses.
A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional e tem por objetivo levar aeroportos de pequeno e médio porte a cidades isoladas ou de difícil acesso. No total, serão 270 aeroportos regionais contemplados no programa, que tem como meta deixar 96% da população a, no máximo, 100 quilômetros de um terminal aéreo.
Além do aporte voltado para a infraestrutura, o governo federal também subsidiará gastos das empresas aéreas com enfoque especial para a Amazônia. O objetivo é que as companhias invistam nas rotas regionais e que a população consiga arcar com a tarifa das passagens oferecidas.
COMMENTS