Coopercarga celebra 25 anos em atividade

Coopercarga celebra 25 anos em atividade

Cooperativa catarinense fundada em 1990 comemora longevidade e projeta estar entre os cinco maiores operadores logísticos do Brasil

GM de Mogi das Cruzes (SP) completa 15 anos
Chevrolet comemora 100 anos e leva 100 famílias para Orlando, nos EUA
AmstedMaxion completa 70 anos em outubro

Coopercarga

A operadora logística Coopercarga comemora neste mês de fevereiro 25 anos em atividade. A cooperativa, hoje responsável pelo atendimento de mais de 60 clientes, se destaca como um dos expoentes do Transporte Rodoviário de Cargas no País e representa a geração de mais de 3.500 postos de trabalho.

Presidida inicialmente por Pedro Rogério Garcia, a cooperativa surgiu no município de Concórdia (SC) com intenção de fortalecer o segmento no Estado de origem e proporcionar benefícios aos associados por meio de compras conjuntas.

Fundada no dia 9 de fevereiro de 1990, a cooperativa contava inicialmente com o apoio de 143 pequenos empresários. As atividades iniciaram com foco no atendimento às agroindústrias da região, muito em virtude das oportunidades que o mercado local oferecia.

coopercarga-dentro-1“Eu fazia parte do grupo que iniciou as atividades, como pequeno transportador”, conta Osni Roman, atual presidente da Coopercarga. “Nosso foco era conseguir reduzir custos, efetuar compras e expandir locais de atuação, buscando alternativas de negócios também fora da nossa região. E conseguimos ampliar a área de atuação, passamos a barganhar melhor na aquisição de itens como combustível e pneus, adquirindo tudo em conjunto, para todos os cooperados. Isso foi algo que motivou e ajudou a construir o conceito de cooperativa”.

Logo no primeiro ano foi inaugurada a primeira filial fora de santa Catarina. “Meses depois já tínhamos uma unidade em São Paulo e depois em Salvador (BA). Em 1991 já tínhamos também uma unidade em Minas Gerais (MG). Por volta de 1993 já contávamos com unidades em Paranaguá (PR), Itajaí (SC) e outros locais, foi crescendo rápido. Os primeiros anos foram fundamentais. Até já existia cooperativa na época, mas havia certo preconceito, e trabalhamos bastante para fazer a Coopercarga ganhar seu espaço”, diz Roman.

coopercarga-dentro-3

Paralelamente aos avanços de suas operações em território nacional, a Coopercarga adquiriu os primeiros permissos para operar no Mercosul e também inaugurou seu primeiro posto de combustível, dois importantes marcos na trajetória da cooperativa.

Após o período que sedimentou a Coopercarga em um cenário de maior expressão, outros negócios foram incrementados ao rol de serviços apresentados ao mercado. Armazéns foram adquiridos e operações completas de distribuição urbana foram iniciadas, além de projetos logísticos especializados e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

coopercarga-dentro-2Hoje com 25 anos no mercado, a Coopercarga é reconhecida como a sétima maior empresa do setor no Brasil, o que é motivo de orgulho de seu dirigente e determinante para manter em pauta o desenvolvimento originária de Concórdia.

“Nosso desafio hoje é estar entre os cinco maiores operadores logísticos do Brasil”, ressalta o dirigente.

Atualmente, a Coopergarga atua com cerca de 60 unidades localizadas no Brasil e no Mercosul, além de uma frota composta de 1,9 mil caminhões com idade média de quatro anos.

Para comemorar o aniversário, a cooperativa reunirá associados, lideranças, autoridades e parceiros em um jantar que será realizado no dia 27/2, no Clube IACC, em Concórdia.

COMMENTS