Ranking aponta Qantas como a companhia aérea mais segura do mundo

Empresa australiana que nunca registrou um acidente fatal na atual era de aviões a jato faz parte de uma avaliação envolvendo 449 companhias

Azul comemora a marca de 15 milhões e presenteia cliente
Avianca Brasil firma união à rede Star Alliance
UPS equipa frota de 767 com dispositivo que reduz uso de combustível

qantas-aviao-colorido

O site AirlineRatings.com realizou um levantamento para identificar a companhia aérea mais segura do mundo e no ranking de 2014 a australiana Qantas encabeçou a lista. A publicação avaliou 449 empresas de aviação seguindo critérios de segurança.

Ao lado da Qantas, que nunca registrou um acidente fatal na atual era de aviões a jato, ficaram no topo do ranking as empresas (em ordem alfabética) Air New Zealand, Cathay Pacific Airways, British Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines, que são originárias da Europa, Ásia, Oceania e Oriente Médio.

Ao todo, 149 companhias aéreas avaliadas obtiveram sete estrelas, a nota máxima. Além disso, a equipe do site avalia o histórico operacional das companhias para escolher as líderes do ranking. Por outro lado, 50 empresas tiveram três estrelas ou menos no ranking.

As brasileiras Gol, TAM e Azul obtiveram seis estrelas. Já Avianca e a Passaredo obtiveram sete estrelas.

O AirlineRatings também identificou as que considera mais seguras no segmento de baixo custo, incluindo Aer Lingus, Alaska Airlines, Jetblue, Jetstar, entre outras.
Para definir as notas, a equipe do site levou em conta se a companhia aérea é certificada pelo sistema de avaliação de segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos, se está na lista de empresas banidas dos espaços aéreos da União Europeia e dos Estados Unidos, se a empresa teve algum acidente fatal nos últimos dez anos e se o seu país de origem segue parâmetros de segurança aérea, entre outros critérios.

COMMENTS