Ranking aponta Qantas como a companhia aérea mais segura do mundo

Empresa australiana que nunca registrou um acidente fatal na atual era de aviões a jato faz parte de uma avaliação envolvendo 449 companhias

Embraer fecha contrato de manutenção de jatos E190 com empresa da Mongólia
Boeing pede melhorias no tráfego aéreo para usabilidade de novas tecnologias
Avianca Brasil firma união à rede Star Alliance

qantas-aviao-colorido

O site AirlineRatings.com realizou um levantamento para identificar a companhia aérea mais segura do mundo e no ranking de 2014 a australiana Qantas encabeçou a lista. A publicação avaliou 449 empresas de aviação seguindo critérios de segurança.

Ao lado da Qantas, que nunca registrou um acidente fatal na atual era de aviões a jato, ficaram no topo do ranking as empresas (em ordem alfabética) Air New Zealand, Cathay Pacific Airways, British Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines, que são originárias da Europa, Ásia, Oceania e Oriente Médio.

Ao todo, 149 companhias aéreas avaliadas obtiveram sete estrelas, a nota máxima. Além disso, a equipe do site avalia o histórico operacional das companhias para escolher as líderes do ranking. Por outro lado, 50 empresas tiveram três estrelas ou menos no ranking.

As brasileiras Gol, TAM e Azul obtiveram seis estrelas. Já Avianca e a Passaredo obtiveram sete estrelas.

O AirlineRatings também identificou as que considera mais seguras no segmento de baixo custo, incluindo Aer Lingus, Alaska Airlines, Jetblue, Jetstar, entre outras.
Para definir as notas, a equipe do site levou em conta se a companhia aérea é certificada pelo sistema de avaliação de segurança da Associação Internacional de Transportes Aéreos, se está na lista de empresas banidas dos espaços aéreos da União Europeia e dos Estados Unidos, se a empresa teve algum acidente fatal nos últimos dez anos e se o seu país de origem segue parâmetros de segurança aérea, entre outros critérios.

COMMENTS