Aeroporto de Manaus (AM) recebe segundo maior cargueiro do mundo

Boeing 747-8F da empresa aérea Cargolux é capaz de carregar 137,1 toneladas

Motor Rolls-Royce equipará aeronaves da Lufthansa
Gol recebe Boeing 737-800 com Sky Interior
Swiss oferece voos entre SP e Pequim, na China

boeing-aviao-manaus

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, unidade localizada em Manaus (AM), recebeu, neste domingo (25/1), o Boeing 747-8F da empresa aérea Cargolux. O segundo maior cargueiro do mundo foi batizado no terminal aeroportuário.

O avião é capaz de carregar 137,1 toneladas, 16% a mais de receita em volume de carga do que o 747-400F. Com os 120 m³ extras de volume, a aeronave consegue acomodar quatro pallets de carga no deck principal e três pallets no deck inferior.

De acordo com a Cargolux, Manaus torna-se a centésima cidade a receber o Boeing 747-8F.

“Nosso novo serviço com o 747-8 cargueiro trará um desempenho superior e eficiência aos nossos clientes em Manaus”, disse a presidente da Cargolux, Donna Hrinak.

Pouso ocorre pouco depois de a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitir uma autorização para que o aeroporto situado na Zona Oeste de Manaus receba aeronaves do modelo Boeing 747-8F, apenas para o transporte de cargas. A autorização consta na Portaria n° 125, publicada no Diário Oficial da União.

O Atestado de Capacitação Operacional é concedido a aeroportos que movimentam mais de um milhão de passageiros.

Por parte da Agência, é avaliada a infraestrutura do aeroporto, como o tamanho da pista de pouso e decolagem, sua resistência, o tamanho do pátio e suas configurações, além do sistema de combate a incêndio, entre outros itens que devem ser atendidos pelo aeroporto.

Além da unidade de Manaus, os aeroportos de Garulhos (SP) e o Galeão (RJ) também contam com o título, podendo receber aviões cargueiros, além de aeronaves com maior capacidade de passageiros.

COMMENTS