Santos Brasil implanta Sistema de Agendamento Ferroviário em Tecon paulista

Empresa prevê aumento de produtividade de dez para 22 contêineres movimentados por hora na operação de vagões no terminal localizado em Santos (SP)

Movimentação de cargas por ferrovia para Porto de Santos (SP) cresce 42% em seis anos
Ferrovia de Três Lagoas (MT) recebe trilhos e dormentes até final do ano
Concessionárias de ferrovias anunciam projeto visando reduzir gargalos na Baixada Santista (SP)

santos-brasil-tecon-santos2

A Santos Brasil implantou o SAF (Sistema de Agendamento Ferroviário) no Tecon Santos, que permite que clientes agendem, por meio do site da Companhia, cargas e descargas de contêineres para este modal, que é uma das apostas da empresa no futuro.

Com a novidade, a Santos Brasil prevê um aumento de produtividade de dez para 22 contêineres movimentados por hora na operação de vagões no terminal, aumentando em 120% a performance das operações de ferrovia.

“Com a implantação do sistema, as operações neste modal tornaram-se mais ágeis e eficazes, principalmente porque passamos a usar coletores de dados nos ramais ferroviários. Estes equipamentos reconhecem as informações dos contêineres e as enviam automaticamente para o SAF, permitindo a liberação dos trens de maneira mais rápida. O novo sistema vai beneficiar diretamente os operadores logísticos, exportadores e importadores, de uma maneira geral”, diz Ricardo Molitzas, diretor de operações portuárias e logísticas da Santos Brasil.

O SAF está integrado à operação de novas máquinas do tipo RTG (sigla em inglês para Rubber Tyres Gantry), que possibilitam a pesagem de contêineres nos próprios ramais ferroviários, sem a necessidade de utilizar balanças em outros pontos do terminal. Tudo para aumentar o desempenho e produtividade neste modal.

COMMENTS