Anac lança programa para estimular indústria de aviões de pequeno porte

Agência pretende estimular indústria nacional a desenvolver projetos mais adequados a padrões técnicos internacionais de segurança para facilitar a certificação dos modelos

Passaredo recorre à justiça para não quebrar
ANAC lança espaço para passageiros avaliarem os aeroportos
Demanda doméstica do transporte aéreo completa 10 meses consecutivos de crescimento

aeronaves-pequenas-anac

Empresas brasileiras fabricantes de aviões de pequeno porte já poderão aderir ao iBR2020, o Programa de Fomento à Certificação de Projetos de Aviões de Pequeno Porte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A iniciativa passa a valer após publicação no Diário Oficial da União do dia 7/11.

O programa foi desenvolvido pela área técnica da Agência em parceria com a Abrafal (Associação Brasileira de Fabricantes de Aeronaves Leves), e tem o objetivo de estimular a indústria aeronáutica nacional a desenvolver projetos mais adequados a padrões técnicos internacionais de segurança para facilitar a certificação dos modelos. A iniciativa durará até 2020.

A agência alega que o programa atende a uma demanda das empresas do segmento que enfrentavam dificuldades para migrar do desenvolvimento de modelos experimentais para a aviação de tipo certificado. Entre os problemas apontados estavam os custos e a carência de profissionais com conhecimento na área, em razão do alto nível de especialização necessário.

“O programa deverá amadurecer o conhecimento em certificação de projeto de aeronaves no Brasil por meio da aquisição de conhecimentos estratégicos, que auxiliarão no surgimento de projetos mais viáveis do ponto de vista de certificação”, esclareceu a agência em nota.

COMMENTS