EMTU lança edital de licitação para o transporte na Baixada Santista (SP)

Concorrência contempla operação do VLT, além dos ônibus intermunicipais que servem às cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos

Livro sobre o Porto de Santos alcança destaque na 53ª edição do Prêmio Jabuti
Laguna fará distribuição dos pneus de carga da Bridgestone na Baixada Santista (SP)
Concessionárias de ferrovias anunciam projeto visando reduzir gargalos na Baixada Santista (SP)

emtu-forta-onibus

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) lançou no dia 3/10 um edital de licitação para o transporte metropolitano na Baixada Santista, no litoral paulista.

A concorrência pública contempla a operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além dos ônibus intermunicipais que servem às cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos. O consórcio ou empresa que vencer a licitação estará apto a administrar os sistemas de transporte por 20 anos.

A concessão dos serviços deverá ser efetuada em duas etapas. A primeira consiste na integração da fase inicial do VLT com os ônibus intermunicipais. Já segunda envolverá, além da fase anterior, o fornecimento de equipamentos e implantação da linha entre o Terminal Barreiros e o Samaritá.

Ao todo, o sistema corresponde a 62 linhas de ônibus intermunicipais, operadas por 514 veículos que atendem por dia 223 mil passageiros. Aproximadamente 5,8 milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo.

A abertura dos envelopes com as propostas deve ocorrer no dia 25/11. É previsto integração, inclusive tarifária entre ônibus e VLT. O valor da tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos será de R$ 3,20.

COMMENTS