Concorrência contempla operação do VLT, além dos ônibus intermunicipais que servem às cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) lançou no dia 3/10 um edital de licitação para o transporte metropolitano na Baixada Santista, no litoral paulista.
A concorrência pública contempla a operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além dos ônibus intermunicipais que servem às cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos. O consórcio ou empresa que vencer a licitação estará apto a administrar os sistemas de transporte por 20 anos.
A concessão dos serviços deverá ser efetuada em duas etapas. A primeira consiste na integração da fase inicial do VLT com os ônibus intermunicipais. Já segunda envolverá, além da fase anterior, o fornecimento de equipamentos e implantação da linha entre o Terminal Barreiros e o Samaritá.
Ao todo, o sistema corresponde a 62 linhas de ônibus intermunicipais, operadas por 514 veículos que atendem por dia 223 mil passageiros. Aproximadamente 5,8 milhões de pessoas utilizam o transporte coletivo.
A abertura dos envelopes com as propostas deve ocorrer no dia 25/11. É previsto integração, inclusive tarifária entre ônibus e VLT. O valor da tarifa do Veículo Leve sobre Trilhos será de R$ 3,20.
COMMENTS