Michelin atende demanda de caminhões e ônibus com nova geração de pneus

Michelin atende demanda de caminhões e ônibus com nova geração de pneus

Fabricante busca na tecnologia X Core proporcionar maior resistência e durabilidade à carcaça do pneu sem câmara; projeto foi idealizado inteiramente no Brasil

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A Michelin está expandindo sua participação no segmento de ônibus e caminhões com o lançamento da tecnologia Michelin X Core, nova geração de pneus desenvolvida no Brasil.

A novidade X (radial) Core (núcleo) tem como característica proporcionar maior resistência e durabilidade à carcaça do pneu sem câmara, com ganhos de até 10% de rendimento quilométrico, isso comparado aos pneus antecessores, considerando a vida total, incluindo as recapagens.

De acordo com Feliciano Almeida, diretor de marketing e vendas de pneus de ônibus e caminhões da Michelin para a América do Sul, o investimento no novo projeto foi impulsionado pela necessidade dos transportadores brasileiros, que operam em diversas condições adversas.

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As mudanças foram promovidas em três partes do produto: talão (área em contato direto com a roda), topo (que toca o solo) e flanco (laterais). Com isso, o novo composto de borracha, segundo a fabricante, permite maior resistência a choques e perfurações, e a nova proteção em nylon em volta do aro possibilita maior resistência a aquecimento do talo.

A fabricante testou a durabilidade e a resistência do pneu simulando as condições de uso dos clientes, com aproximadamente 80 mil unidades ao longo de quatro anos.

Em relação aos valores praticados, a nova tecnologia proporciona um incremento de 1% no preço dos novos pneus, que estarão disponíveis no mercado a partir de outubro.

“Sabemos que o pneu é um dos três maiores custos de um transportador. Por isso, torna-se fundamental, para o ganho de produtividade, utilizar todo o potencial da vida do pneu. Michelin X Core vem justamente ao encontro desta demanda, respondendo às necessidades e expectativas do mercado, ao contribuir para a redução do custo operacional do transporte”, comenta Feliciano Almeida, Diretor de Marketing e Vendas de pneus de ônibus e caminhão da Michelin para América do Sul.

O desenvolvimento da tecnologia faz parte de uma quantia estimada em € 60 milhões, reservada pela empresa anualmente para fomentar a área de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo.

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