MAC Logistic finaliza entrega de trens leves para a cidade de Cuiabá (MT)

Desembarques dos 40 VLTs provenientes da Espanha começaram em novembro de 2013 e terminaram agora em junho. Ao todo, 120 vagões foram transferidos entre os portos de Bilbao e Santos

Azul inicia conexão entre Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO)
Volvo entrega mais 60 ônibus urbanos para Cuiabá (MT)
Azul Linhas Aéreas terá nova conexão entre Campinas (SP) e Cuiabá (MT)

vlt-cuiaba-transporte

A MAC Logistic, empresa especializada em projetos especiais de transporte, finalizou a entrega dos 40 VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) para o sistema de transportes da cidade de Cuiabá (MT). Com três vagões em cada composição, totalizando 120 vagões, os trens vieram de navio da Espanha para o Brasil e de caminhão do Porto de Santos até a capital mato-grossense.

Segundo a empresa que operou o transporte, o primeiro embarque dos VLTs cuiabanos foi realizado no dia 8 de novembro do ano passado e o último, concluindo o lote de 40 trens, foi feito no dia 21 de junho.

Todas as cargas tiveram o Porto de Bilbao, na Espanha, como origem, e foram entregues no Porto de Santos com um tempo de transferência de cerca de 50 dias. Em Santos, depois de todos os procedimentos aduaneiros, as cargas com os trens foram acondicionadas em composições rodoviárias para vencer os 1800 quilômetros de distância até o Porto Seco de Cuiabá.

As composições rodaram durante quatro dias, com velocidade média de 40 km/h, utilizando dois motoristas por caminhão e viajando por nove das principais rodovias do país. “O projeto logístico de entrega dos VLTs é importante não apenas por ser o primeiro desta natureza na América Latina, mas pelos desafios logísticos do Brasil e do mercado em si, que é bastante sensível e demandou cuidados especiais”, avalia Everaldo Barros, CEO da MAC Logistic.

COMMENTS