Movimentação nos portos e terminais aumenta 4,6% no 1º trimestre

Minério de ferro e soja estão entre os principais responsáveis pelo crescimento do transporte marítimo

Movimentação nos portos brasileiros cresce 5% no 2º trimestre de 2014
Antaq aprova investimento de R$ 543 milhões para o Porto do RJ
Pacote de investimentos no setor portuário inclui estradas e ferrovias

news-portos-paranaenses

Os portos organizados e os terminais privados do País transportaram 214,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2014. Isso significa um aumento de 4,6% no transporte marítimo de cargas, ou seja, 9,5 milhões de toneladas a mais que o mesmo período do ano passado.

Os portos organizados tiveram um aumento de 11,4%, aproximadamente 8,1 milhões de toneladas a mais que no primeiro trimestre de 2013. Já os terminais de uso privado apresentaram crescimento de 1%, cerca de 1,3 milhão de toneladas a mais, nesse mesmo intervalo.

O transporte de granéis sólidos no primeiro trimestre de 2014 foi de 127,7 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% comparado ao igual intervalo do ano passado. Os granéis líquidos registraram movimentação de 54,8 milhões de toneladas, 4,5% a mais que no primeiro trimestre de 2013.

Os produtos que mais aumentaram o transporte marítimo, em comparação ao primeiro trimestre de 2013, foram: o minério de ferro, com um crescimento aproximado de 5,6 milhões de toneladas; a soja, com acréscimo de 3,7 milhões de toneladas; e os fertilizantes e adubos, com incremento 1,2 milhão de toneladas.

Dez portos foram responsáveis por 85,6% dos transportes em portos organizados. Os principais aumentos de movimentação ocorreram nos portos de Itaguaí (RJ), com um crescimento de 4,5 milhões de toneladas; Suape (PE), com acréscimo de 1,3 milhão de toneladas; e Paranaguá com adição de 1,2 milhão de toneladas em suas movimentações. O porto de Santos registrou retração de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significou menos 810 mil toneladas em carregamentos.

Os terminais de uso privado transportaram 135,1 milhões de toneladas em carga no primeiro trimestre de 2014, o que significou o aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais dados sobre a movimentação dos portos públicos e as instalações portuárias privadas do País podem ser encontrado no sitewww.antaq.gov.br, onde está publicado o Boletim Portuário do 1º trimestre de 2014 na íntegra.

COMMENTS