Movimentação nos portos e terminais aumenta 4,6% no 1º trimestre

Minério de ferro e soja estão entre os principais responsáveis pelo crescimento do transporte marítimo

ANTAQ define regras sobre fiscalização da prestação de serviços portuários
ANTAQ libera ampliação da Ponta Norte do Porto de Salvador (BA)
Após operação da Polícia Federal, diretor da Antaq pede demissão

news-portos-paranaenses

Os portos organizados e os terminais privados do País transportaram 214,5 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2014. Isso significa um aumento de 4,6% no transporte marítimo de cargas, ou seja, 9,5 milhões de toneladas a mais que o mesmo período do ano passado.

Os portos organizados tiveram um aumento de 11,4%, aproximadamente 8,1 milhões de toneladas a mais que no primeiro trimestre de 2013. Já os terminais de uso privado apresentaram crescimento de 1%, cerca de 1,3 milhão de toneladas a mais, nesse mesmo intervalo.

O transporte de granéis sólidos no primeiro trimestre de 2014 foi de 127,7 milhões de toneladas, um aumento de 5,7% comparado ao igual intervalo do ano passado. Os granéis líquidos registraram movimentação de 54,8 milhões de toneladas, 4,5% a mais que no primeiro trimestre de 2013.

Os produtos que mais aumentaram o transporte marítimo, em comparação ao primeiro trimestre de 2013, foram: o minério de ferro, com um crescimento aproximado de 5,6 milhões de toneladas; a soja, com acréscimo de 3,7 milhões de toneladas; e os fertilizantes e adubos, com incremento 1,2 milhão de toneladas.

Dez portos foram responsáveis por 85,6% dos transportes em portos organizados. Os principais aumentos de movimentação ocorreram nos portos de Itaguaí (RJ), com um crescimento de 4,5 milhões de toneladas; Suape (PE), com acréscimo de 1,3 milhão de toneladas; e Paranaguá com adição de 1,2 milhão de toneladas em suas movimentações. O porto de Santos registrou retração de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significou menos 810 mil toneladas em carregamentos.

Os terminais de uso privado transportaram 135,1 milhões de toneladas em carga no primeiro trimestre de 2014, o que significou o aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Mais dados sobre a movimentação dos portos públicos e as instalações portuárias privadas do País podem ser encontrado no sitewww.antaq.gov.br, onde está publicado o Boletim Portuário do 1º trimestre de 2014 na íntegra.

COMMENTS