Demanda doméstica por transporte aéreo no Brasil sobe 8,2% em abril

Taxa média de ocupação chegou a alcançar 79,5%, com 6,4 milhões de passageiros embarcados no quarto mês do ano

Tarifas de embarque nos aeroportos sobem até 8%
Boeing entrega 500 aeronaves 737 com o Sky Interior
Aeronaves da Azul utilizarão novo sistema de navegação

aeroporto-curitiba-dentro

De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que computou dados das companhias TAM, Gol, Azul e Avianca, a demanda doméstica por transporte aéreo cresceu 8,2% em abril em comparação ao mesmo período de 2013.

A taxa média de ocupação registrou no quarto mês do ano 79,5%, com 6,4 milhões de passageiros embarcados, somando um acréscimo de 2,2% em relação ao ano passado. Neste ano, 27,3 milhões de passageiros embarcaram em voos domésticos e internacionais nas companhias que unificam a Abear. A oferta doméstica caiu 1,6% na mesma comparação.

O crescimento da demanda ocorreu por conta da antecipação de datas de feiras, congressos e convenções devido à Copa do Mundo.

“Esses consumidores representam cerca de 3/4 dos passageiros no dia a dia da atividade. Acreditamos que haverá uma forte retração desse público durante a Copa do Mundo. E que eles serão substituídos parcialmente pelos torcedores e profissionais que estarão envolvidos com o evento”, disse Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

No mercado internacional, a demanda cresceu 5,7% em abril, enquanto a oferta apresentou queda de 4%. O número de passageiros embarcados nos voos internacionais chegou a 376 mil em abril, valor 3,1% superior ao mesmo mês do ano passado.

Com informações da Agência Brasil

COMMENTS