Fabricantes de extrapesados fazem seu movimento no mercado

Fabricantes de extrapesados fazem seu movimento no mercado

Montadoras Mercedes-Benz e Scania remanejam corpo executivo com novas contratações e focam suas atenções para maior participação no segmento de caminhões

ANTT aumenta fiscalização do pagamento eletrônico de frete
IPVA Sergipe 2014
Emplacamento de veículos aumenta 1,16% nos primeiros 11 dias úteis de dezembro

scania-mercedes-contratacoe

De olho no potencial desenvolvimento das vendas de extrapesados, cresce a competição entre as principais montadoras de caminhão. Entre elas, a Scania e a Mercedes-Benz – representadas neste nicho pelos modelos Streamline e Actros, respectivamente – anunciaram manobras no corpo executivo visando alavancar a penetração de mercado.

Na Mercedes-Benz do Brasil está ingressando ao time Roberto Leoncini, que foi anunciado como o novo vice-presidente de vendas e marketing. Ele substitui Joachim Maier, que assumiu a presidência da Mercedes-Benz Argentina.

Agora responsável por todas as atividades de vendas e marketing para caminhões e ônibus Mercedes-Benz no País, Leoncini atuava na Scania desde 1988, onde chegou a ocupar as funções de gerente de vendas & fleet operators, gerente executivo de vendas de caminhões, diretor de vendas de veículos e diretor geral de vendas e serviços.

“Com 26 anos de experiência na área, especialmente em caminhões pesados, Roberto Leoncini trará importante contribuição, nos ajudando a fortalecer ainda mais a imagem da nossa marca como geradora de soluções completas para todas as demandas dos clientes”, comentou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Já na Scania foi nomeado Mathias Carlbaum para ocupar o posto de Leoncini, sendo assim o Diretor Geral que comandará a operação comercial do Brasil. Na Scania desde 1997, o executivo já foi nomeado diretor de vendas & marketing para a Espanha, diretor de vendas & marketing de caminhões & ônibus para a América Latina. Em meados da década de 2000 foi promovido a vice-presidente de vendas & marketing, incluindo também as áreas de motores & peças. Depois de cinco anos, regressou à Europa onde desde 2010 atuava como managing director da Scania Ibérica.

“Voltar ao Brasil, desta vez à frente da operação comercial, será um grande e gratificante desafio por ser o principal mercado para a Scania em todo o mundo”, comenta Carlbaum.

Mathias comandará a operação comercial da Scania no Brasil a partir de 1° de julho, mas antes disso, a função de Managing Director para o mercado brasileiro será ocupada interinamente por Martin Ståhlberg, presidente da Scania Commercial Operations Americas, que realizará as duas funções no período.

“A escolha de Mathias Carlbaum para a posição foi natural por conhecer o mercado brasileiro e muitos clientes daqui. Seu trabalho será focado em uma cada vez maior aproximação com o cliente, entendendo sua operação e necessidades, para que a Scania siga oferecendo as melhores soluções de transporte”, explica Ståhlberg.

COMMENTS